segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O que são as Toc?

"O que é são as Toc?" essa deve ser a pergunta feita por aqueles que não manjam demais dos mangas, mais precisamente das revistas de mangas, vem os posts do Diego sobre as Toc da Sunday e da Magazine. Bom neste post eu irei tentar explicar da melhor forma possível tudo sobre as Toc, para assim quem antes não manjava comece a manjar e assim comece a acompanhar as Toc semanalmente aqui no Blog :)

Nota: Este post está sujeito a alterações constantes

Modo Geral
A Toc mais precisamente Table of Contents (ou tabela de conteúdos) não é nada mais nada menos do que o Indice que todas as revistas de manga que há por ai têm (ou seja a localização dos capítulos de cada manga na edição da revista).

A Toc da Edição 02 da Shonen Jump 2016

Mas ai vocês se perguntam o que tem de importante nisso. O que tem de importante nas Toc ou mais precisamente na ordem dos capítulos de cada manga dentro da revista, é que isso representa a popularidade baseado na opinião dos leitores, os mais populares estarão sempre no começo e mais impopulares no fim. E é essa popularidade que vai ditar se o manga vive ou morre.

Dando um exemplo se eu compra-se um Shonen Jump.

  1. Compro a Jump
  2. Leio a Jump
  3. No final da Jump tem um questionário onde se podem preencher os 3 melhor capítulos dessa edição e outras coisas.

Com baseado nessas votações é que são formadas as Toc.

Um exemplo de questionário da Jump


Modo mais preciso e as diferentes revistas
Agora irei explicar o método mais precisos de como se analisar as Toc, nunca ouve um método totalmente correto para se analisar a Toc mas vou explicar o método que eu mais acho correto que aprendi num outro blog de confiança onde se analisam as Toc da Jump (este método é  um pouco diferente/mais preciso do método base que se usou durante alguns anos ).

Todas as revistas diferem um pouco umas das noutras na hora de analisar a Toc por isso irei explicar a mais importantes ( mais precisamente a de que se tem dados para analisar corretamente)


Shonen Jump
Durante muito tempo se pensava que a Toc era uma representação quase 100% fiel das votações dos leitores (e portanto só a partir de capitulo 8 é que contava as classificações de um manga novato na Toc, que era a altura que o departamento editorial teoricamente teria os dados das votações). 
Mas recentemente vem-se a confirmar que as coisas não são bem assim, as Toc não são baseadas unicamente nas votações. Na verdade suspeita-se que departamento editorial já tenha uma noção da popularidade dos novos mangas a partir de 5 capitulo.
Na altura de fazer a Toc os editores tem em consideração sim as votações mas também as vendas, mais precisamente o potencial de vendas dos mangas, e da forma de dar destaque a alguns mangas que precisem (anime em emissão, vendas do volume desses mangas, um capitulo que mereça destaque por exemplo o climax de algum arco).

Shonen Sunday
A Shonen Sunday é basicamente igual há Jump em todos os parâmetros só que o departamento editorial (pelo menos o antigo) era mais suave com os novos mangas e tendia a dar um pouco mais de destaque a todos os mangas do que na Jump. 

Shonen Magazine
O sistema da Toc é um pouco diferente do normal, ele baseia-se na mesma na opinião dos leitores (tendo também o questionário) só que os editores alteram bastante há sua vontade, deixando assim as Toc mais irregulares do que na Jump ou na Sunday para assim darem uma oportunidade a todos os mangas da revista. Durante muito tempo acreditou que as Toc da Magazine eram totalmente irregulares mas vêem se suspeitar que não é bem assim e parece que todos os mangas tem um certo padrão e é analisando mais ou menos esse padrão que se pode analisar de uma melhor forma as Toc da Magazine.

Jump SQ
A Jump SQ funciona da mesma forma que Shonen Jump a única diferença é que como é uma revista mensal os editores começam a classificar verdadeiramente os novos mangas a partir do 2º capitulo.


Exceções nas Toc
Há certos mangas nas revistas que não valem a pena considerar (mas podem fazer-lo) já que não importa o lugar em que estiverem na toc isso não irá influenciar o futuro desse respetivo manga.

  • Mangas com condições especiais (exemplos, Hunter x Hunter (Jump), Kochikame (Jump), Area D (Sunday))
  • Mangas gag curto, são mangas que geralmente fecham a revista de maneira proporcional então não vale a pena te-los em consideração (mangas há mangas gag curtos que não tem o objetivo de encerar a revista e esses sim têm que se considerar)
  • One-shot, especiais e mini-series são capítulos que entram em um única edição (one-shot, especiais) ou em muito poucos edições (mini-series) então também não se consideram.
  • Mangas novatos, os primeiros capítulos (revistas semanais 4 capítulos, mensais 1 capitulo) não se devem considerar de maneira alguma já que são posicionados na Toc tendo quase total influencia só do departamento editorial.
  • Mangas com publicações irregulares/mensais, em certas revistas semanais por vezes há mangas com uma periodicidade irregular/mensal e devido a essa irregularidade também por vezes se opta por não considerar ditos mangas (exemplos, Ad Astra Per Aspera, Imawa to Kuni no Alice, Birdmen (Todos da Sunday))

Geralmente não se consideram os mangas que tem paginas coloridas, apesar de não ser totalmente incorreto, os japoneses consideram as paginas coloridas por isso vai depender de cada um se considera ou não.

Conclusão
Depois de me ter alargado e alargado, quando vêem as Toc só tem que ter em atenção as posições dos mangas ao longo de varias semanas para ver se estão em risco ou não de ser cancelados, é para isso que se analisam as Toc. Bom se o sitio em vêem as Toc quem as postar der uma explicada da situação em cada edição então não se precisam de preocupar demais (O Diego dá uma boa explicação em todas as edições então pelo menos as Toc da Magazine e da Sunday vocês não tem que se preocupar) mas se não der é bom terem estas noções sobre as diferente Toc :)


Extra: Aqui no Blog analisamos as revista da linha Sunday e da Magazine (e se calhar mais no futuro quem sabe) mas não iremos analisar as da Jump (a revista mais famosa) isso porque eu e o Diego não achamos que vale a pena já que há um blog que acompanhamos que faz uma otimas analises (foi de lá que tiramos grande parte do nosso conhecimento sobre Toc's) das revistas da linha Jump (Shonen Jump, Jump SQ, Ultra Jump), vou deixar o link aqui para quem tiver interesse nas Toc da Jump.


E então o que acharam? Espero ter ajudado nem que seja um pouco aqueles que antes não percebiam nada sobre Toc's e se tiverem mais alguma duvida comentem que vou tentar ajudar da melhor forma :)


TOC #01 da Bessatsu Shonen Magazine (2016)

TOC #01 DA BESSATSU SHONEN MAGAZINE (2016)

Capa: Shingeki no Kyojin

Olá para vocês, pessoal do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e essa será a minha primeira análise de TOCs da Bessatsu Shonen Magazine. Trata-se de uma revista mensal (ou seja, apenas 12 edições da revista) da linha editorial Kodansha, a mesma da Weekly Shonen Magazine.

Antes de começar a análise imagino que muitos leiam as matérias mas ainda ficam com uma grande dúvida: o que vem a ser uma TOC? Bem, recentemente o Ivo lançou uma matéria explicando claramente o que é uma TOC. Você pode dar uma conferida para esclarecer algumas dúvidas clicando nesse link.

Como é a primeira vez que analiso a revista deixarei também deixarei uma explicação breve sobre a situação atual do mangá analisado, além de deixar os links onde é possível ler os mangás em português e/ou inglês. Vale lembrar que é na Bessatsu Magazine (também conhecida como Betsumaga) que Shingeki no Kyojin é publicado.

TOC #01 DA BESSATSU SHONEN MAGAZINE
Soredemo Boku wa Kimi ga Suki (Página Colorida Principal)
01. Tomodachi Game
02. Sonna Mirai wa Uso de Aru
03. Katsute Kami Datta Kemono-tachi e
04. Joou Heika no Hokyuusen
05. Kishuku Gakkou no Juliet
Happiness (Página Colorida)
Abyss (Página Colorida)
06. Kanojo wa Rokurokubi
07. Daikousha Nagi
08. Kin no Tamago
09. Dansan Joshi
Shingeki no Kyojin (Capa)
10. Arslan Senki
11. Mayoe! Nanatsu no Taizai Gakuen!
12. Sekitou
13. Warau Ishi
14. Aho Girl
15. Fujicue - Fujicue's Music
16. Shinobi no Ban
17. Gakusen Toshi Asterisk - Queenveil no Tsubasa
18. Change-R
Shingeki no Kyojin - Before the Fall (Capítulo Especial da Shonen Sirius)
19. Shingeki no Kyojin - Lost Girls
20. Shingeki! Kyojin Chuugakkou
21. Bokura wa Satsui Biyori
Shougi no Watanabe-kun (Página Colorida)

- AUSENTE: Nekotan

PRÉVIA DA TOC #02 DA BESSATSU SHONEN MAGAZINE:
- CAPA: Katsute Kami Datta Kemonotachi e
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: 29-sai Hitorimi Chuuken Boukensha no Nichijou, por Nara Ippei (Estreia)
- PÁGINAS COLORIDAS: Daikousha Nagi, Sekitou, Shingeki no Kyojin - Lost Girls
- FIM: Warau Ishi

Índice da TOC

CAPA

A capa ficou a cargo de Shingeki no Kyojin. A obra dispensa cometários, é um fenômeno e um dos maiores sucessos recentes (tanto o mangá quanto o anime). E uma segunda temporada vem aí...
- ONDE LER: Union Mangás (em português até o capítulo 76) MangaFox (em inglês até o capítulo 76)

Prévia da edição #01

PÁGINAS COLORIDAS

As páginas coloridas foram para Soredemo Boku wa Kimi ga Suki (que ficou com a Página Colorida Principal), Happiness, Abyss e Shougi no Watanabe-kun. Abaixo as sinopses de cada um e onde é possível ler cada obra.

Soredemo Boku wa Kimi ga Suki: A história é sobre Serizawa, um jovem que após o trabalho sofreu um acidente. Mas antes disso acontecer ele passou por uma mulher familiar, mas que não reconheceu. E depois que acorda no hospital Serizaea decide descobrir quem era essa garota e acaba por relembrar de dias que acreditava que nunca mais voltariam para ele
- ONDE LER: LerMangás (em português até o capítulo 2) e MangaFox (em inglês até o capítulo 16)

Happiness: Makoto Okazaki é um aluno comum do ensino médio, um perfeito alvo de bullying e um pervertido disfarçado. Uma noite ele decide devolver um DVD e se aventura na noite mas é atacado por uma bela garota que o morde, bebe seu sangue... E o pergunta se ele quer ser "como ela".
- ONDE LER: Union Mangás (em português até o capítulo 10) MangaFox (em inglês até o capítulo 11)

Abyss: Um grupo de pessoas foram misteriosamente transportadas para uma estrutura cheia de monstros mortais. Quando eles despertam nesse lugar perigoso, eles não lembram de nada além de seus nomes mas cada um tem um "gatilho" ("trigger") que permite uma capacidade individual para ajudá-los a ir adiante nesse local perigoso cinco pessoas se uniram para tentar escapar.
- ONDE LER: Não tem tradução disponível

Shougi no Watanabe-kun: É um gag mangá sobre um menino chamado Watanabe, que joga shouji. (foi toda a informação possível de encontrar)
- ONDE LER: Não tem tradução disponível

Página Colorida: Soredemo Boku wa Kimi ga Suki

TOP 10:

01. Tomodachi Game: A obra já tem cinco volumes publicados e é um dos mangás mais promissores do plantel. É publicada há mais de de dois anos e está firme no plantel. Trata-se de um thriller psicológico em que cinco meninos são sequestrados e presos em um quarto e submetidos a um jogo psicológico que desafia a confiança que os cinco têm entre si.
- ONDE LER: MangaFox (em inglês até o capítulo 4)

02. Sonna Mirai wa Uso de Aru: É um veterano gag mangá de comédia que não ocupa muito espaço nas edições da revista (tem por volta de 10 páginas por capítulo) mas tem uma grande estabilidade na revista. O mangá é protagonizado por duas garotas: uma prevê o futuro e a outra consegue saber se você está falando a verdade ou não.
- ONDE LER: MangaFox (em inglês até o capítulo 66)

03. Katsute Kami Datta Kemono-tachi e: Trata-se de um mangá de fantasia e com certa dose de ecchi que é publicado desde junho de 2014 e está em uma situação estável e tranquila na revista, sendo considerado um dos novatos mais promissores por ora.
- ONDE LER: Union Mangás (em português até o capítulo 6) e MangaFox (em inglês até o capítulo 6)



Página Colorida: Soredemo Boku wa Kimi ga Suki

04. Joou Heika no Hokyuusen: Mangá novato que estreou na TOC passada. Ainda não se sabe muitos detalhes sobre a obra. Boa sorte para o autor para tentar emplacar o mangá na revista.
- ONDE LER: Não tem tradução disponível

05. Kishuku Gakkou no Juliet: Completa um ano de publicação na revista e está ganhando espaço e fazendo sucesso. Chegou a ter capítulo especial publicado na Weekly Shonen Magazine. A propósito o Ivo fez uma matéria sobre Kishuku Gakkou no Juliet explicando sobre o mangá. Você pode conferir clicando nesse link.
- ONDE LER: Union Mangás (em português até o capítulo 4) e MangaFox (em inglês até o capítulo 6)

06. Kanojo wa Rokurokubi: Mangá novato que vai apresentando boa estabilidade na revista. A obra conta a história sobre a vida amorosa de uma garota youkai rokurokubi (Pescoço longo): Kanoi Natsuki e seu amigo de infância Itsuki que frequentam a mesma escola e parece haver mais entre eles além de só amizade.
- ONDE LER: Union Mangás (em português até o capítulo 8) MangaFox (em inglês até o capítulo 9)

Página Colorida: Happiness
07. Daikousha Nagi: O mangá estreou recentemente na Betsumaga e por enquanto vai conseguindo pegar boas posições e se estabilizar. Pelo que pode-se entender a trama se passa em um mundo onde a guerra tradicional foi substituída por combates por maior autoridade e soberania. Os combatentes escolhidos são personagens extremamentes poderosos e grandes e cada um representará seu país nesses conflitos internacionais. Vale lembrar que a obra conta com algumas cenas ecchi.
- ONDE LER: MangaHere (em inglês apenas os capítulos 0 e 1)

08. Kin no Tamago: Infelizmente não foi possível encontrar detalhes sobre esse mangá, embora entenda-se que aparentemente está estável no plantel. Se alguém encontrar alguma informação sugiro avisar nos comentários (por favor).
- ONDE LER: Não tem tradução disponível

09. Dansan Joshi: O mangá, um dos novatos mais recentes da revista, acompanha 7 estudantes do ensino médio, 3 garotas e 4 garotas do 1º Ano A. Suas formas nada comuns de pensar e levar a vida cotidiana trazem ao público muitas situações cômicas e de humor negro.
- ONDE LER: MangaFox (em inglês apenas o capítulo 1)

10. Arslan Senki: O mangá, publicado desde 2013, é escrito por Hiromu Arakawa (a mesma de Fullmetal Alchemist e Gin no Saji) e adapta uma light novel escrita por Yoshiki Tanaka (por sua vez publicada desde 1986). A obra foi adaptada em anime em 2015 e terá uma segunda temporada em 2016.
- ONDE LER: Union Mangás (em português até o capítulo 27) e MangaFox (em inglês até o capítulo 30)


Página Colorida: Happiness


MEIO DA TABELA

11. Mayoe! Nanatsu no Taizai Gakuen!: É um spin-off de Nanatsu no Taizai e retrata os principais personagens de Nanatsu como estudantes do ensino médio.
- ONDE LER: MangaFox (em inglês até o capítulo 23).

12. Sekitou: Trata-se de uma obra novata que está em seu nono capítulo e aparentemente se encaixa nos gêneros romance e sobrenatural. Parece estar se firmando na revista, porém sem grande destaque.
- ONDE LER: Não tem tradução disponível

13. Warau Ishi: O mangá será finalizado na próxima TOC, após pouco mais de dois anos de publicação. A história é sobre um garoto do primeiro ano do Ensino Médio que leva uma vida extremamente conturbada e, após ser agredido por delinquentes, recebe de uma garota uma pedra misteriosa que consegue realizar os desejos de quem se apropria, o que pode pender tanto para coisas boas como para efeitos perigosos e trágicos.
- ONDE LER: Union Mangás (em português apenas o capítulo 1) e MangaFox (em inglês até o capítulo 9).

Página Colorida: Abyss
14. Aho Girl: Esse mangá 4-koma antes era publicado na Weekly Shonen Magazine e foi transferido para a Betsumaga. A história é sobre uma garota estúpida, tanto que não consegue sequer acertar uma pergunta em provas de múltipla escolha. Ela vai para a escola com o seu amigo de infância, de que diz gostar, e ele tem que dar um basta a esse comportamento ridículo dela!
- ONDE LER: MangáHost (em português até o capítulo 47) e MangaFox (em inglês até o capítulo 56)

15. Fujicue - Fujicue's Music: Mangá publicado na Betsumaga desde 2014. O mangá é sobre um garoto que sonha em ser uma estrela do rock e deseja entrar em sua banda preferida mas que para isso precisa atingir o topo da Academia Japonesa de Música. Ele consegue ingressar na academia como guitarrista e terá que formar dupla com uma garota extremamente talentosa mas que sofre de um paralisante medo de palco. Poderão eles superarem suas dificuldades e se apresentarem ao vivo para chegar ao topo?
- ONDE LER: MangaFox (em inglês apenas o capítulo 1)

16. Shinobi no Ban: Mangá de ação publicado desde junho de 2015. Aparentemente seu desempenho está aquém do esperado mas é preciso esperar o tempo passar e analisar melhor seus ranqueamentos para tomar melhores conclusões.
- ONDE LER: MangaFox (em inglês apenas o capítulo 1)

Página Colorida: Abyss

BOTTOM

17. Gakusen Toshi Asterisk - Queenveil no Tsubasa: Mangá spin-off da light novel Gakusen Toshi Asterisk. Por enquanto só tem um volume publicado.
- ONDE LER: Não tem tradução disponível

18. Change-R: Novato que está em seu oitavo capítulo e pelo visto não está chamando muito a atenção. Sabe-se que é uma história escolar e gender-bender.
- ONDE LER: MangaFox (em inglês até o capítulo 4)

19. Shingeki no Kyojin - Lost Girls: Spin-off de Shingeki no Kyojin (ah, vá?!) que apresenta uma história desconhecida passada em certo dia na vida de Annie e Mikasa.
- ONDE LER: MangaFox (em inglês apenas o capítulo 1)

20. Shingeki! Kyojin Chuugakkou: Mais um spin-off de Shingeki (ah, vá?!)  que situa-se numa escola secundária com os personagens juniores do mangá original, como Eren e Mikasa, que se metem em confusões na escola com os Titãs. O spin-off incorpora a história de Shingeki no Kyojin com cenas notáveis ​​da história original. Ou seja, é uma paródia dos eventos principais da obra original.
- ONDE LER: Shingeki no Kyojin Project (em português até o capítulo 17) e MangaFox (em inglês até o capítulo 4)

21. Bokura wa Satsui Biyori: Mangá novato de Mitsuru Hattori, roteirista de Sankarea, e desenhado por Tahi Saihate. O que sabe da obra: “17 anos de idade. Bem ao meu lado está a época da morte. ”
- ONDE LER: Não tem tradução disponível

Página Colorida: Shogi no Watanabe-kun

Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOCs para o Fênix no Sekai, mas a primeira da Bessatsu Shonen Magazine.

Ah, fiquem com a prévia da edição #02 da Bessatsu.

Prévia da TOC #02

Agora sim.. Até a próxima, pessoal. :)


D. Gray-man vai ter novo anime


Capa do Volume 1 de D. Gray-man

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...