sábado, 13 de agosto de 2016

Análise: Orange (Episódio 06)


Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês a análise do sexto episódio de Orange.

Para quem se interessar ou não leu ainda, os links para as análises dos episódios anteriores estão abaixo:
Bem, a análise do episódio pode ser conferida mais abaixo.


ATENÇÃO: Em razão de evitar passar spoilers ao público os acontecimentos do episódio ficarão abaixo na análise.


A ANÁLISE


O sexto episódio mostra-se o mais importante e bem executado dos episódios até agora exibidos, tanto por algumas das cenas apresentadas como também pela forma que o episódio em si foi adaptado.


Quanto à adaptação, é interessante notar que, diferente do que aconteceu nos quatro primeiros episódios, os episódios 05 e 06 apresentam um ritmo mais ágil de acontecimentos relevantes. Se a adaptação do primeiro volume do mangá de Orange se mostrou muito arrastada nos quatro primeiros episódios, a adaptação do segundo volume se mostra ágil nos episódios 05 e 06.


E o fato interessante é que não foram necessários cortes de cenas do mangá e sim uma acelerada bem calculada do ritmo de acontecimentos. A cobertura dos capítulos mostrou-se mais sucinta e, de quebra, houve um foco mais aprimorado com relação aos personagens.


O espaço que estava faltando para Chino, Hagita e Asuza nos primeiros episódios pôde ser visto aqui. Isso não muda muito o fato desses personagens estarem sendo menos aproveitados no anime do que no mangá, mas pelo menos pelos acontecimentos que estão por vir esse foco vem em boa hora e será muito importante para o desenvolvimento da adaptação.


A trilha sonora segue impecável, como já disse inúmeras vezes. Mas o curioso é que em alguns episódios, como esse, foi possível ouvir uma certa variação, o que torna a trilha mais adequada para o funcionamento das cenas. As cenas iniciais da explosão de fogos acabam destoando de muitos trechos apresentados mas é bastante funcional para a execução da cena.


Nesse episódio é possível também entender com maior clareza o triste acontecimento que motivou a existência da carta e também ficou mais evidente os problemas e questões pessoais de Kakeru, além do desenvolvimento de sua depressão e de arrependimentos. A extensão dos ciúmes de Ueda, que, embora não seja a principal ameaça do desenvolvimento da obra, apresenta-se de forma definitiva como uma ameaça à proximidade de Naho e Kakeru.


Pode-se dizer em adição que além de evidenciar muitos elementos, também há um gancho significativo para o desenvolvimento da trama ao fim do episódio que se mostrará mais evidente já a partir do episódio 07.



Em suma, o sexto episódio acaba mantendo as qualidades apresentadas desde o primeiro episódio e de quebra consegue melhorar aspectos como ritmo e aproveitamento de personagens. Muito disso também se deve também à progressividade do mangá nesses quesitos.



Bem, pessoal, dessa forma termina a análise do sexto episódio de Orange. Para quem quiser ler o resumo do episódio é só seguir adiante. Mas pra quem não quer tomar spoiler...
Até a próxima!



HISTÓRIA DO EPISÓDIO


O episódio começa num momento de calmaria do grupo de amigos na pool house improvisada. Nisso, Takeru pergunta a Naho se hipoteticamente ela recebe uma confissão amorosa dele, de Suwa e do Hagita qual dos três ela aceitaria. Asuza faz o mesmo tipo de pergunta para Kakeru: se ele recebesse uma declaração amorosa de uma das três qual delas aceitaria, deixando Naho pensativa quanto a isso.



Conversando sobre isso, Kakeru acaba admitindo a Suwa que teme magoar Naho por tomar outra decisão errada da qual possa vir a se arrepender. Para exemplificar ele cita o namoro com Ueda como algo que deixou Naho bem magoada. E é aí que Suwa vai percebendo que Kakeru não está tão bem quanto aparenta.


Durante a noite Kakeru acaba ficando sozinho com Naho (mais uma vez) e ele sugere a Naho ver os fogos de artifício do local da piscina. Enquanto isso Ueda e suas amigas fitam os dois de longe, com algo tramado para atrapalhar a proximidade dos dois.


Na apuração de resultados do concurso de beleza do festival Ueda acaba sendo a vencedora feminina. Como situação cômica, Hagita ficou em último entre os candidatos masculinos com... um voto. A meta dele era ficar em último sem receber votos, mas Asuza acabou "estragando" o objetivo dele.


Para ver os fogos de artifício Kakeru pergunta a Suwa se está tudo bem mesmo em ir com Naho fazer isso. Suwa responde que sim e o orienta a fazer Naho feliz, embora Kakeru ainda demonstre receio quanto a isso.


Já quanto a Naho, quando ela está indo rumo a piscina segurando a presilha que ganhou de Kakeru, mas eis que Ueda e suas duas amigas aparecem e pedem que ela leve uma caixa para determinada sala. Naho tenta evitar,  mas Ueda diz que se Naho terá que mostrar a presilha se não fizer o que ela pede.


Enquanto isso, Kakeru se depara com a piscina sem Naho presente (vale lembrar que ele pediu para que ela fosse na frente e chegasse antes dele). Enquanto isso Ueda tenta entrar na zona da piscina para se encontrar com Kakeru no lugar de Naho, mas é barrada por Suwa e Hagita.


Para distrair Ueda, Hagita diz que Kakeru estava procurando por ela e foi tentar encontrá-la indo em direção ao clube de futebol. Ela engole a isca e vai rumo ao local indicado. Os fogos começam a explodir e Naho observa pela janela enquanto carrega as caixas. Eis que Asuza e Chino aparecem e se oferecem para levar as caixas no lugar de Naho.


Emocionada, Naho vai em direção à piscina e enquanto sobem as escadas Asuza e Chino se dão conta de que as caixas são o prêmio que Ueda ganhou pelo concurso de beleza. A raiva que Chino sente por Ueda vai aumentando cada vez que a garota tenta atrapalhar a aproximação de Kakeru e Naho.


Falando em Ueda, é tarde demais quando ela se dá conta de que Hagita havia mentido sobre Kakeru estar próximo ao clube de futebol, o que a deixa enfurecida. Em suma, seu plano deu errado e o feitiço se virou contra o feiticeiro.


Naho consegue chegar ao local mas os fogos já cessaram. Apesar do atraso de Naho, o que chama a atenção de Kakeru é que ela está usando a presilha que ele a presenteou. Os dois continuam a interagir bem mesmo com o "imprevisto".


Enquanto conversam Kakeru diz a Naho que entre ela, Chino e Asuza, ele se declararia para Naho. Ele também admite que possui maior sentimento por ela do que por Ueda. No que eles acabam dando as mãos, os fogos de artifício tornam a explodir.



Focando nas palavras da carta, a Naho de daqui há 10 anos orienta que após o dia do festival a Naho do presente faça o seu melhor para salvar o Kakeru e ajude-o a vivenciar da melhor forma possível todos os dias a partir dali. Naho, lendo a carta se dá conta de que ainda não sabe o dia em que Kakeru morreu e decide conferir se a carta tem alguma informação quanto à isso.


Ela descobre que o fim trágico de Kakeru aconteceu no dia 15 de fevereiro e ela percebe que o principal arrependimento da Naho do futuro foi não ter conseguido impedir o suicídio de Kakeru (que durante anos ela e seus amigos acreditaram ter sido um acidente).


Voltando ao período de 10 anos mais tarde, o sexteto pergunta se Kakeru sofreu mesmo um acidente. A avó de Kakeru acaba revelando que na verdade ele se jogou na frente do caminhão enquanto andava de bicicleta. 


A revelação é feita através da revelação de uma carta, a última anotação que Kakeru fez para a avó antes de morrer. Na carta ele ainda comenta que "está indo pedir desculpas à mãe", o que confirma a hipótese de uma das causas do suicídio ser o sentimento de culpa pela mãe ter se matado.


De volta ao presente, a carta orienta Naho a salvar o Kakeru e fazê-lo desabafar sobre a culpa que ele sente pela morte da mãe. É mais um dia do festival e muitos dos participantes estão vestindo roupas tradicionais. E pela enésima vez, Suwa, Azusa, Chino e Hagita deixam Naho e Kakeru sozinhos para poderem se aproximar ainda mais.


Ficando juntos durante quase todo o dia, eles vão a um templo. Naho deseja que a vida de Kakeru seja repleta de felicidade. Já Kakeru afirma ter mandado um recado para sua falecida mãe, mas mantém em segredo o que disse nesse recado.


Naho tenta conversar com Kakeru para fazê-lo desabafar sobre sua mãe, embora ele tente não falar nada. Ela insiste e acaba perguntando se ele se sente culpado pela morte da mãe. Então, ele começa a chorar e admite que não ter ido para casa no primeiro dia de aula para levar a mãe ao hospital é o maior arrependimento de sua vida. Ele também revela que pediu a Deus que mandasse um pedido de desculpas para a mãe.



Eis que Asuza e Chino aparecem e Kakeru some repentinamente (na verdade, ele volta pra casa sem se despedir e manda uma mensagem no celular pedindo desculpas a Naho). No dia seguinte Kakeru, em outra mensagem de celular, agradece Naho por ter ouvido seu desabafo. Porém Naho segue muito preocupada com ele.



Então Suwa vai até a casa de Naho de bicicleta e informa que Kakeru tem faltado aos treinos de futebol. Então ela decide desabafar com ele sobre a carta e o risco que Kakeru está correndo. E Suwa faz uma revelação surpreendente: ele também recebeu uma carta de seu eu do futuro para impedir o suicídio de Kakeru.


Bem, agora sim termina a matéria do sexto episódio de Orange.
Até a próxima sexta-feira ou sábado.



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...