terça-feira, 23 de agosto de 2016

Análise: Orange (Episódio 07)


Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês a análise do sétimo episódio de Orange.

Dessa vez o atraso foi pior do que eu pensava e a análise do episódio saiu 11 dias depois da disponibilização. Bem, ao menos ela saiu.

Para quem se interessar ou não leu ainda, os links para as análises dos episódios anteriores estão abaixo:
Sem maiores delongas, é possível ver a análise do episódio mais abaixo.


ATENÇÃO: Para evitar passar spoilers ao público o resumo dos acontecimentos do episódio vão ficar abaixo da análise do episódio.


A ANÁLISE

Assim como no episódio anterior (ou seja, o sexto episódio), o episódio 07 também vai mais a fundo no desenvolvimento da história, focando mais ainda no conflito principal da obra e das ações que a protagonista Naho busca tomar para impedir um destino trágico a seu amigo.


Primeiramente gostaria de focar no aspecto técnico do anime: em alguns momentos a animação desse episódio ficou um pouco menos correta do que o apresentado, embora não necessariamente a qualidade tenha decaído notoriamente.


Em suma, diferentemente do que vosso autor defendeu no primeiro episódio a animação da obra, embora de um efeito de qualidade positiva, não garantiu um resultado espetacular e sim satisfatório. Felizmente isso não pesa nos momentos mais significativos para o desenrolar da trama.


Aspecto já citados como dublagem e trilha sonora seguem positivos, sendo alguns dos aspectos técnicos mais relevantes e funcionais. São os pontos positivos do fim da primeira metade do anime.



Com relação a adaptação, é possível notar que do episódio 05 em diante a aceleração no ritmo de adaptação dos volumes não prejudicou o desenrolar do anime, sendo que ainda por cima houve maior foco em Hagita, Asuza e Takako, que estavam subaproveitados na adaptação (algo que não acontecia no mangá) e tiveram mais momentos de destaque depois (nesse episódio, por exemplo, Takako teve uma cena muito significativa).


Quanto ao episódio em si, continua mantendo a crescente de desenvolvimento e focando mais no drama de Kakeru e de seus amigos que querem impedir um destino trágico. Alguns conflitos, como o de Ueda atormentando Naho, também ganham momentos decisivos.


Também há um foco muito forte nas relações de amizade entre o sexteto, rendendo desde momentos bem-humorados (como de costume) como dramáticos ou emocionantes, principalmente envolvendo Kakeru.


Também ficam mais evidente pistas importantes (algumas vindas de ganchos de episódios anteriores) sobre a carta que foi enviada do futuro e de como os problemas de Kakeru o levaram a um terrível desfecho.


Em suma, o episódio foi decisivo para acentuar e esclarecer certas situações da história que virão a ser mais evidenciadas ou desenvolvidas nos próximos episódios, conforme a adaptação do mangá, além de contribuírem para uma maior compreensão de como a carta foi enviada de dez anos depois.


Bem, caros leitores, assim termina a análise do episódio 07, mas não precisamente a matéria sobre esse episódio. Para aqueles que não pretendem ler por ora a história (resumo) do episódio...

Até a próxima!



HISTÓRIA DO EPISÓDIO


O episódio começa exatamente de onde o anterior parou: com Suwa revelando que também recebeu uma carta de si mesmo do futuro, o que deixa Naho bastante emocionada.


Lendo a carta que Suwa recebeu, também fica evidente que ele também foi avisado para não convidar Kakeru pra um passeio com amigos no primeiro dia de aula, além de também orientá-lo a convencer Kakeru a entrar no clube de futebol.


Os dois prometem se unir pra impedir que Kakeru tenha um destino trágico. E então Suwa relembra que o aniversário de Kakeru (14 de setembro) está próximo. A carta orienta ambos a perguntar a Kakeru quando é a data do aniversário e o que ele gostaria de ganhar. No passado original os amigos de Kakeru não tiveram conhecimento da data e não celebraram o aniversário com ele. 


Suwa acaba perguntando diretamente a Kakeru sobre seu aniversário e tanto ele quanto Naho fingem surpresa quanto à proximidade. Takako e Asuza se entusiasmam e também decidem comemorar o aniversário de Kakeru.


Asuza e Takako consideram conseguir uns ingressos do time Matsumoto Yamaga (time local de futebol que existe na vida real e está na segunda divisão japonesa). Hagita cogita os volumes de Sorigerisu (mangá de comédia fictício),  mas não como presente... 


Enquanto isso Naho não sabe com o que vai presentar Kakeru, mas percebe que ele não tem uma bolsa esportiva. Isso porquê antes de morrer sua mãe o fez prometer que não entraria em nenhum clube depois da escola e por isso sua bolsa esportiva foi jogada fora (para Naho ele fala que perdeu a bolsa na mudança de Tóquio pra Matsumoto). 


Então ela decide presenteá-lo com uma bolsa esportiva nova (embora tente disfarçar o intento). Eis que na saída da sala de aula Ueda aparece mais uma vez e tenta intimidá-la, dizendo que ela própria irá comprar a dita bolsa e que ela deve se afastar de Kakeru.


No entanto, eis que aparecem Takako e Asuza para defender Naho. Ueda insiste em não aceitar o término do namoro em apenas uma semana e discute com Takako, provocando-a. Ao fundo, aparecem Hagita e Kakeru, que presenciam a cena.


Takako enfim demonstra sua irritação por Ueda e quase a esbofeteia, mas ao invés disso ameaça revelar a todos na escola que Ueda é praticante de bullying. Sem saída e irritada, Ueda declara que não se importa mais com Kakeru e sai de vista.


Mais tarde, Asuza e Takako se desculpam com Naho por ter incentivado o namoro de Kakeru com Ueda e decidem ajudá-la a ficar com Kakeru. Enquanto isso Kakeru caminha com Suwa e lamenta por não ter feito nada por Naho e se pergunta o que poderia fazer para apoiá-la.


No futuro, Naho, Asuza, Takako, Suwa e Hagita levam presentes para onde Kakeru foi enterrado e lamentam por não terem conseguido comemorar o aniversário do amigo. Um dos presentes dados a Kakeru é um buquê de flores, que Suwa retoma e entrega a Naho, admitindo que a vontade de Kakeru era entregar o buquê para ela. Suwa e os amigos revelam que Kakeru era apaixonado por Naho.


Chega o dia do aniversário de Kakeru e todos o presenteiam com aquilo que prometeram. E é aí que Suwa aparece com um buquê de flores e o entrega a Kakeru, que por sua vez o repassa a Naho. Os dois ficam sozinhos e ele admite que gosta dela.


Suwa relembra que a carta que recebeu informava que sua maior frustração era ver Naho entristecida pela morte de Kakeru, uma vez que ela era apaixonada por ele. Então, mesmo que isso significasse deixar seus sentimentos de lado, ele deveria fazer de tudo para aproximar Naho e Kakeru.


Mais tarde, Suwa incentiva Naho a dar uma resposta quanto à declaração de Kakeru, embora este não a pressione a agir de forma diferente. O clima entre o sexteto aparenta seguir amistoso e tranquilo.


Mais tarde, Suwa chama Naho pra conversar em isolado (para estranhamento de Asuza e Takako). Ele relembra que a carta informava que no dia 23 de setembro (nove dias após o aniversário) Kakeru tentou cometer suicídio se enforcando em seu quarto com uma toalha.


Ele sobreviveu à tentativa de suicídio mas ficou internado por muito tempo, não comparecendo à escola inclusive. A primeira tentativa de suicídio de Kakeru não foi conhecimento de nenhum de seus amigos à época, só tendo sido revelada dez anos depois pela avó.


Pelo fato dos acontecimentos atuais estarem se distanciando dos acontecimentos citados na carta, Suwa e Naho ficam receosos sobre a tentativa de suicídio de Kakeru (Suwa chega a citar que ele pode tanto não realizar a tentativa como também tentar e conseguir tirar a própria vida).


Na carta, a Naho de dez anos depois acaba relembrando que um dia antes da tentativa de suicídio Kakeru foi para Tóquio se encontrar com um amigo e conversou com ele sobre sua mãe, desabafando seu desejo de tirar a própria vida. O amigo não o levou a sério, o que o fez se sentir pior. A carta pede que a Naho de dez anos atrás tente incentivar Kakeru a desabafar sobre a tristeza e a culpa pela morte da mãe.


O episódio volta para dez anos depois, com Naho, Suwa, Azusa, Takako e Hagita se despedindo da avó de Kakeru. Em uma voz em off, Naho recorda que o suicídio de Kakeru ocorreu um dia após um Dia dos Namorados (essa informação já fora citada antes desse episódio). Ela se arrepende de não ter se resolvido com ele naquele dia, quando trouxe uma caixa de bombons pra comemorar a data, mas acabou não entregando a Kakeru.


Voltando ao presente, Kakeru recebe uma mensagem de seu amigo (de nome Hiroshi) pedindo para se encontrarem em Tóquio. Naho percebe e fica preocupada, pensando no que pode fazer para impedir que Kakeru tente se suicidar. Felizmente Suwa parece já ter uma ideia.


Kakeru, observando a paisagem da janela da sala de aula, relembra que chegou a rejeitar ir pra casa no primeiro dia de aula, enviando uma mensagem crítica a sua mãe quanto à ajudá-la a ir ao hospital. Isso esclarece ainda mais sobre porque ele se sente culpado: a última lembrança que tem de sua mãe viva foi uma mensagem pouco elegante que enviou a ela.


Naho percebe que Kakeru está considerando se atirar da janela. Ele tenta, mas não consegue disfarçar a sua vontade de tirar a própria vida. Sua depressão fica ainda mais evidente ainda em seus dizeres. E é então que ele informa a Naho que irá para Tóquio no sábado para se encontrar com um amigo. Naho tenta convencê-lo a não ir.


Suwa aparece e também pede para que ele não vá a esse encontro e sugere que Kakeru saia com eles e desabafe o motivo de não estar se sentindo bem (a ideia de evitar o encontro é evitar que Kakeru se sinta ainda pior e tente se enforcar com a toalha).


Naho e Suwa tentam convencer um relutante Kakeru a admitir sua tristeza e sentimento de culpa pela morte da mãe. Suwa não só indaga que não quer simplesmente se divertir com Kakeru e ignorar os sofrimentos dele, como pergunta diretamente se Kakeru já teve vontade de se suicidar.


Suwa assume que de certa forma Naho o fez saber sobre o suicídio da mãe de Kakeru (mas não fala sobre a carta enviada de dez anos depois). Kakeru, aos prantos, enfim acaba admitindo como se sente, dizendo que pensa em se suicidar todos os dias, enfim escancarando seu sofrimento e suas dores.


Suwa acaba consolando o amigo com o abraço e dizendo que ele não tem culpa do que aconteceu. E Naho decide criar coragem para tomar uma atitude importante.


Comovida, ela pede a Kakeru que não se mate e finalmente admite que gosta dele, o que o deixa bastante tocado.


Kakeru começa a se sentir melhor e demonstra retribuição pelo caminho dos amigos. Os três ficam entre sorrisos e lágrimas, emocionados com a situação. Enquanto isso, Asuza e Takako estão próximas à sala de aula, cientes do que aconteceu.


Bem, caros leitores, assim termina a análise do episódio 07 de Orange.
Até a próxima!




0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...