sexta-feira, 12 de agosto de 2016

TOC #37/38 da Weekly Shonen Magazine (2016)

Capa: Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~ 

Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma análise da Weekly Shonen Magazine.


Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Gostaria de lembrar também que essa é uma edição dupla e, portanto, não teremos edição nova da Shonen Magazine sendo lançada semana que vem.

O índice da revista pode ser visto logo abaixo.


TOC #37/38 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
Rino Sashihara & Mayu Watanabe (Capa)
Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~ (Página Colorida Principal, Novo Mangá, 66 pg.)
01. Hajime no Ippo
02. Yamada-kun to 7-nin no Majo
03. Fairy Tail
Tsubasa - World Chronicle - Niraikanai Hen (Capítulo Especial da Magazine SPECIAL)
Days (Página Colorida)
04. Kindaichi no Jikenbo R
05. Daiya no Ace - Act II
06. Nanatsu no Taizai
07. Dr. Prisoner
Gang King (Capítulo Especial da Magazine SPECIAL)
08. Real Account
09. Vector Ball
Koisuru Suizoku-man (Pré-Rank, 5º Capítulo)
Ahiru no Sora (Página Colorida)
10. Tsurezure Children (Capítulo Duplo)
11. Hoshino、Me o Tsubutte。
12. Kamisama no Iutoori Ni
13. Kono Ken ga Tsuki o Kiru
14. Baby Steps
15. Fuuka
16. Enen no Shouboutai
17. Area no Kishi
18. Domestic na Kanojo
19. Acma: Game
20. Seitokai Yakuindomo

PRÉVIA DA TOC #39 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
- CAPA, PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Nanatsu no Taizai
- PÁGINAS COLORIDAS: Enen no Shouboutai, Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~ 
- CAPÍTULOS ESPECIAIS: Nanatsu no Taizai Gakuen, Nanatsu no Taizai King no Manga-michi

PRÉVIA DA TOC #42 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
NOVO MANGÁ: Fullback Dan (por Keisuke Matsuoka, autor de Bannō Kanteishi Kyū No)

TOC INDEFINIDA (2016):
NOVO MANGÁ: nome não-definido (por Yoshitoki Ooima, autora de Koe no Katachi)

Índice da Revista


MANGÁS NÃO-RANQUEADOS / AUSENTES:

Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~: Mangá novato de autoria de Reiji Miyajima (responsável pela arte de AKB49 - Renai Kinshi Jourei, mangá que foi encerrado naturalmente em fevereiro). A obra inicia sua trajetória e só futuramente saberemos se foi uma trajetória bem-sucedida ou irregular.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Tsubasa - World Chronicle - Niraikanai Hen: Capítulo especial do mangá da CLAMP, que é publicado na revista Magazine SPECIAL.

Página Colorida: Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~ 

Days: A obra está com um anime em exibição atualmente e tem ganho muitas páginas coloridas e destaque por parte dos editores, que estão fazendo o máximo possível de esforço para ver a obra se expandir e vender mais seus volumes e para ver o anime ser emplacado.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Gang King: Assim como Tsubasa - World Chronicle, Gang King é um mangá publicado na Magazine SPECIAL que ganhou um capítulo especial nessa edição da Weekly Shonen Magazine.

Página Colorida Principal: Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~ 


Koisuru Suizoku-man: Gag mangá que estreou recentemente na revista e ainda está em fase de pré-ranqueamento. É preciso esperar para ver como será o nível de popularidade da obra no plantel, isto é, se vai conseguir fazer sucesso ou não.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Ahiru no Sora: O veterano mangá de basquete ganhou uma página colorida nessa edição. A obra continua com a popularidade em alta mesmo após ter mais de 10 anos de publicação e sem ter seu potencial comercial devidamente explorado.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Um ponto interessante dessa edição: nenhum mangá esteve ausente (pelo menos aparentemente).

Página Colorida: Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~ 


TOP 10:

01. Hajime no Ippo:
Em primeiro lugar um dos maiores clássicos dos mangás, principalmente os de temática esportiva. Com 27 anos de publicação a obra segue vendendo bem. Embora não esteja atraindo tantos leitores novos, consegue manter muitos leitores antigos.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

02. Yamada-kun to 7-nin no Majo: Após uma posição muito baixa na ordem de leitura na edição passada Yamada-kun pega o terceiro lugar na ordem de leitura dessa edição e o segundo lugar dos mangás ranqueados (segundo o estilo ocidental). Yamada-kun continua em situação estável mas são pequenas as chances do mangá ainda estar sendo publicado na revista daqui há dois anos, isto é, se o mangá não conseguir manter as vendas em alta nesse tempo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Inicial: Capítulo Especial de Tsubasa - World Chronicle - Niraikanai Hen

03. Fairy Tail: Embora já tenha vendido melhor e as vendas dos volumes estejam diminuindo Fairy Tail ainda é um dos mangás mais relevantes da Weekly Shonen Magazine atualmente. A obra completou 10 anos recentemente e mostra que ainda é rentável o suficiente para seguir como um dos pilares da revista.
SITUAÇÃO: Intocável, só será encerrado naturalmente.

04. Kindaichi no Jikenbo R: Uma das continuações do clássico Kindaichi Shonen no Jikenbo, Jikenbo R segue em alta com os leitores e com vendas muito boas de seus volumes, mostrando que a franquia ainda tem bastante fôlego.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.


Propaganda do filme de animação Kimi no Na Wa, com a atriz Mone Kamishiraishi e o diretor Makoto Shinkai. O filme chega aos cinemas japoneses no dia 26 de agosto.

05. Daiya no Ace - Act II: A continuação de Daiya no Ace mantém a mesma rentabilidade da primeira parte da obra. Daiya é uma das obras mais rentáveis da Shonen Magazine e da editora Kodansha.
SITUAÇÃO: Intocável, só será encerrado naturalmente.

06. Nanatsu no Taizai: Geralmente alçado a posições nas páginas centrais da revista, desta vez Nanatsu torna a ficar alçado a uma posição melhor na ordem de leitura. A obra segue sendo muito rentável para a revista. A propósito, a minissérie animada de Nanatsu estreia em poucos dias, no dia 28 de agosto.
SITUAÇÃO: Intocável, só será encerrado naturalmente.

Página Colorida: Days

07. Dr. Prisoner: Novato que está começando de forma positiva e não são pequenas de  vingar... mais ainda assim depende dos volumes da obra mostrem-se rentáveis o bastante para permanecer. Muitas obras recentes e promissoras começaram com uma recepção positiva e razoável e acabaram canceladas ou transferidas por causa das baixas vendas (caso de Tenohira no Netsu wo e Muteki no Hito).
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

08. Real Account: Real Account não chega a vender muito mas consegue ser mais rentável o bastante para se manter, além de superar Acma:Game em vendas. Em suma, Real Account, que veio transferido da Bessatsu Shonen Magazine, não está ameaçado.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


Página Inicial: Capítulo Especial de Gang King

09. Vector Ball: O mangá de Makoto Raiku (mesmo autor de Zatch Bell!!) não chegou a vender muito em seu primeiro volume, que deve ficar em pelo menos 50 mil cópias vendidas inicialmente. Foi um pouco a menos que Acma:Game. Porém as chances de Vector Ball se manter não são pequenas. Há chances da obra nos próximos volumes conseguir vender mais que Acma:Game. Se isso acontecer a obra pode ficar em segurança.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

10. Tsurezure Children: Após um tempinho provisório fechando a revista Tsurezure voltou a ser colocado em posições mais "normais" na ordem de leitura. O mangá consegue vender bem para os padrões da Shonen Magazine, não estando em situação de risco.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Propaganda de lançamento dos novos volumes de Days e Enen no Shouboutai


MEIO DE TABELA:

11. Hoshino、Me o Tsubutte。: Se Vector Ball tem chances consideráveis de ficar na revista Hoshino pode estar em situação complicada se as vendas do segundo volume não melhorarem, já que a obra vendeu menos que Vector Ball em seu primeiro volume. As chances da obra se firmar e não ser cancelada não são altas mas ainda não são remotas.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

12. Kamisama no Iutoori Ni: Obra que consegue ultrapassar por pouco a marca da média de 100 mil cópias por volume. Sua rentabilidade é boa, assim como a primeira parte da obra (Kamisama no Iutoori) era bem rentável.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

13. Kono Ken ga Tsuki o Kiru: Primeiro ranqueamento desse mangá que aparentemente se passa na era samurai (a esperar para confirmar a informação). Ainda é cedo para afirmar categoricamente a situação de Kono Ken, então o jeito é ir esperando as próximas edições e as vendas dos primeiros volumes para ver como o novato se sai.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

14. Baby Steps: O mangá de tênis já tem nove anos de publicação mas continua em alta e cheio de fôlego, com um drama televisivo anunciado. A obra consegue superar facilmente a marca das 300 mil cópias vendidas em média por volume.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

15. Fuuka: Definitivamente o ambiente pra Fuuka está favorável. O mangá teve anime anunciado (maiores detalhes ainda serão divulgados), vende bem (para os padrões da Weekly Shonen Magazine) e de quebra tem ganhado mais atenção dos editores. Aliás, provavelmente essa atenção dos editores talvez tenha sido justamente pra preparar o anúncio do anime.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


Página Colorida: Ahiru no Sora

BOTTOM:

16. Enen no Shouboutai: Outra vez Enen pega uma posição mais abaixo na ordem de leitura. Nada preocupante, já que a média de vendas dos volumes de Enen é de, no mínimo, 150 mil cópias por volume. A obra tem boas chances de se expandir comercialmente mais pra frente também.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

17. Area no Kishi: Nesse mês Area no Kishi completa uma década de publicação, um feito muito importante e que nem todos os mangás de sucesso chegaram ou chegam a alcançar. Nas próximas edições provavelmente Area no Kishi irá ganhar pelo menos uma página colorida para comemorar os dez anos de publicação.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

18. Domestic na Kanojo: A obra ecchi segue em situação confortável na revista, conseguindo ter vendas boas. As chances de DomeKano ganhar um anime não chegam a ser altas, mas isso se deve mais poela temática madura da obra do que pelas vendas. Isso não significa, no entanto, que a obra não tem chances de receber um anime, mas sim que sua temática madura pode ser uma possível razão caso não venha a ganhar.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

19. Acma:Game: Acma:Game mais uma vez fica entre os últimos na ordem de leitura. No entanto a obra segue em situação estável, mesmo não chegando a vender tanto (vende o bastante para seguir no plantel).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

20. Seitokai Yakuindomo: Uma posição surpreendentemente baixa mas nada preocupante de Seitokai Yakuindomo, que continua seguro. A obra na maioria das vezes pega uma posição no Top 10 dos mangás ranqueados (e raramente fica abaixo da 15ª posição na ordem de leitura). Essa edição foi uma exceção, mas se nas próximas edições Seitokai seguir em último isso significa que talvez os editores tenham alçado o mangá para encerrar a revista.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


Comentários dos autores (em japonês)

Bem, pessoal, e assim termina mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima.



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...