terça-feira, 30 de agosto de 2016

TOC #40 da Weekly Shonen Magazine (2016)

Capa Física: AKB48
Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. É o Diego Felipe trazendo pra vocês outra análise de uma edição da Weekly Shonen Magazine.
Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.


Capa Digital: Days

Bem, abaixo vocês já podem conferir o índice da revista.


TOC #40 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
AKB48 (Capa Física)
Days (Página Colorida Principal, 25 pg.)
Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~ (Pré-Rank, 3º Capítulo, 32 pg.)
01. Kamisama no Iutori Ni
02. Dr. Prisoner
03. Baby Steps
04. Koisuru Suizoku-man (7º e 8º Capítulo)
05. Kindaichi Shounen no Jikenbo R
06. Kono Ken ga Tsuki o Kiru
07. Yamada-kun to 7-nin no Majo
08. Ahiru no Sora
09. Hajime no Ippo
Domestic na Kanojo (Página Colorida)
10. Fairy Tail
11. Real Account
12. Enen no Shouboutai
13. Daiya no Ace - Act II
14. Seitokai Yakuindomo
15. Nanatsu no Taizai
16. Hoshino、Me o Tsubutte。
17. Vector Ball
18. Fuuka
19. Acma:Game
20. Area no Kishi
21. Tsurezure Children

PRÉVIA DA TOC #41 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
- CAPA FÍSICA: Suzu Hirose
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Fairy Tail
- PÁGINAS COLORIDAS: Hoshino、Me o Tsubutte。, Real Account
- ONE-SHOT: Tejina Sendai (Capítulo Especial da Young Magazine)

Índice da Revista

MANGÁS NÃO-RANQUEADOS

Lembrete 01: A capa física da edição #40 foi estampada pelo famosíssimo grupo de cantoras idols japonesas AKB48.

Days: A Magazine não está medindo esforços (isto é, capas digitais, capas físicas e páginas coloridas) pra emplacar o anime de Days e ver o mangá se expandir nas vendas. Por enquanto o boost não foi grande mas ainda é cedo pra dizer se o anime deu um resultado negativo ou pesativo.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~: Novato que parece estar recebendo muita fé dos editores, a ponto de ganhar muitas páginas extras em seus primeiros capítulos. Fica a torcida para que realmente consiga emplacar.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Domestic na Kanojo: Mangá com temática madura mas bastante rentável. Conseguindo ver muitos de seus volumes conseguirem superar a marca de 100 mil cópias por volume, a obra tem grande estabilidade e vira e mexe ganha páginas coloridas, como nessa edição.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Lembrete 02: Como o oitavo capítulo do gag mangá Koisuru Suizoku-man foi publicado nessa edição ele foi ranqueado.

Lembrete 03: Aparentemente nenhum mangá do plantel esteve ausente nessa edição.



TOP 10

01. Kamisama no Iutori Ni: Quarto mangá na ordem de leitura e primeiro dessa ordem a não receber capa ou páginas coloridas. A variação de posições na ordem de leitura de Kamisama no Iutoori Ni é comum. Assim como dizer que a obra está estável também é comum, já que ela consegue vender uma média superior a 100 mil cópias por volume.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

02. Dr. Prisoner: Outra vez o novato Dr. Prisoner pega uma posição alta na ordem de leitura. Por ora parece que sua recepção é otimista mas seu primeiro volume ainda não saiu para termos maior certeza de quanto a obra pode render na revista e se tem chances de durar a longo prazo.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

03. Baby Steps: Uma das mais rentáveis dos últimos anos da Weekly Shonen Magazine, Baby Steps continua de vento em popa na revista.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

04. Koisuru Suizoku-man: Com o oitavo capítulo sendo publicado nessa edição o "sem-alarde" Koisuru Suizoku-man passa a ser ranqueado (pelo menos pra esse blog). Bem, a estrada para Koisuru está apenas em seu começo e apesar de ter recebido pouco destaque na largada isso não impede que a obra tenha chances de fazer sucesso.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

05. Kindaichi Shounen no Jikenbo R: Das últimas para as primeiras posições na ordem de leitura. Kindaichi passa direto por essa variação de posições. Coisas assim são rotineiras a cada edição da Magazine. O mangá é parte de uma franquia muito popular e, de quebra, mantém o êxito da franquia.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

06. Kono Ken ga Tsuki o Kiru: Por enquanto essa é a posição mais alta na ordem de leitura que Kono Ken ga Tsuki o Kiru recebeu após o sétimo capítulo. A obra até teve uma recepção positiva em seu início mas não dá pra afirmar se ela bastará para que o mangá se estabilize e venda bem. Por outro lado as expectativas não estão baixas. 
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

07. Yamada-kun to 7-nin no Majo: Yamada-kun por ora não corre o risco de ser cancelado. Por enquanto o mangá ainda é popular e vende bem para se manter. A obra talvez ainda consiga passar por um ano de publicação a mais ainda se a autora pretender. Já por mais dois será algo muito, mas muito difícil. Felizmente é mais fácil a autora encerrar a obra antes no tempo certo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento a curto prazo.

08. Ahiru no Sora: Mangá de basquete que se mostra bastante rentável para a revista, conseguindo vender em média 200 mil cópias por volume, uma média de vendas que é superior a uma boa quantidade de novatos ou obras mais recentes que passaram a ser publicadas tempos depois.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

09. Hajime no Ippo: O grande veterano da revista. A obra pode até sentir o peso de seu longuíssimo tempo de publicação (27 anos de estrada) mas o bom resultado nas vendas de volumes mais recentes e seu impacto e representatividade na cultura popular japonesa ajudam a manter o mangá em relevância mesmo nos tempos atuais.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

10. Fairy Tail: É raro ver Fairy Tail pegar uma posição mediana na ordem leitura, mas foi o que aconteceu nessa edição. Na verdade as posições em que Fairy Tail, Daiya e Nanatsu são colocadas não importam tanto assim, já que essas obras serão as mais lidas da revista independente da posição em que forem alçadas.
SITUAÇÃO: Intocável, só será encerrado naturalmente.

Página Colorida: Days


MEIO DE TABELA

11. Real Account: Apesar de não ser uma das obras mais rentáveis da Weekly Shonen Magazine, o resultado nas vendas de volumes de Real Account é satisfatório e, somado à boa recepção dos leitores e a avaliação positiva dos editores, garante a publicação da obra por mais um bom tempo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Enen no Shouboutai: A obra de Atsushi Okubo está prestes a completar um ano de publicação. O saldo apresentado até aqui é positivo: média de 150-200 mil cópias vendidas e boas chances de expansão de seu potencial comercial (principalmente com um anime mais pra frente). 
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

13. Daiya no Ace - Act II: Outra vez numa posição mediana mas atraindo muitos leitores ansiosos. A parte 2 de Daiya por ora não tem devido em nada o sucesso da primeira parte.
SITUAÇÃO: Intocável, só será encerrado naturalmente.

14. Seitokai Yakuindomo: Seitokai continua em sua estabilidade garantida. Aliás, Seitokai, por ser um gag mangá com poucas páginas por capítulo, demora a ter volumes lançados... mas alguns dos volumes vem com um OVA. Em suma e como sempre, nada de novo no front quanto a Seitokai.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

15. Nanatsu no Taizai: Sem nenhuma surpresa Nanatsu dá as caras em uma posição mediana/relativamente baixa na ordem de leitura. Isso é muito comum nas edições da Magazine e acaba sendo uma estratégia interessante para, muitas vezes, atrair a atenção de leitores para mangás menos populares que ficam antes ou depois de Nanatsu na ordem de leitura.
SITUAÇÃO: Intocável, só será encerrado naturalmente.

16. Hoshino、Me o Tsubutte。: Dos novatos lançados recentemente esse por ora é o que mais se apresenta como "cancelável" (o que não quer dizer necessariamente que a obra já pode ser considerada um fracasso). A obra ainda tem chances de permanecer na revista caso o seu segundo volume tenha vendas melhores. Mas caso contrário as chances de ser cancelado crescem.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Página Colorida: Domestic na Kanojo


BOTTOM

17. Vector Ball: Parece que o novato do autor de Zatch Bell! não terá vida fácil na Magazine. Seu primeiro volume não chegou a ser muito ruim em vendas mas para se manter no plantel sem riscos precisará ver o seu segundo volume alcançando resultados melhores.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

18. Fuuka: A situação de Fuuka é positiva e seu cenário pode ter uma alternativa muito favorável, caso o anime seja bem-sucedido e consiga ajudar o mangá a ter maiores vendas em seus volumes. Mas vale lembrar que as adaptações para anime de obras anteriores de Kouji Seo (Suzuka e Kimi no Iru Machi) não foram tão certeiras. O anime de Suzuka só veio a cobrir a primeira metade mangá (algo na verdade bastante comum para a maioria das adaptações em anime). Já o de Kimi no Iru Machi teve uma adaptação do capítulo 66 ao 142 do mangá, que teve 270 capítulos publicados. É ver (e torcer) para que Fuuka tenha uma adaptação mais bem-sucedida que as dessas obras.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

19. Acma:Game: Segunda vez seguida que Acma:Game dá as caras nas últimas posições. Apesar de não vender muito o fato é que Acma:Game ainda não se encontra em situação ameaçadora, pois ainda consegue manter uma boa atenção do público. Além disso muitos novatos recentes como Infection e Muteki no Hito não deram certo e acabaram saindo da revista. E outros novatos, como Hoshino e Vector Ball, por ora não se mostraram mais rentáveis que Acma:Game (embora Vector Ball tenha chances de aumentar suas vendas no lançamento de seu segundo volume).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

20. Area no Kishi: Com dez anos de publicação e mesmo que seu potencial comercial já não seja tão rentável quanto antes, Area no Kishi continua sendo uma obra com bom rendimento, conseguindo ver seus volumes mais recentes superarem a média de 100 mil cópias vendidas.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

21. Tsurezure Children: Gag mangá que consegue ter boas vendas de volumes. Veio transferido da Bessatsu Shonen Magazine e pela média de vendas (mais de 60 mil cópias por volume) essa transferência foi uma decisão certeira.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Comentários dos Autores (em Japonês)

Bem, pessoal, assim se encerra mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...