sexta-feira, 9 de setembro de 2016

TOC #41 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Risa Watanabe & Hirate Yurina & Yuuka Sugai

Olá para vocês, caros leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e estou trazendo aqui a análise da edição #41 do ano de 2016 da Weekly Shonen Sunday.

Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Para conferir o índice da edição é só seguir abaixo.


TOC #41 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Risa Watanabe & Hirate Yurina & Yuuka Sugai (Capa)
Hatsukoi Zombie (Página Colorida Principal)
01. Gin no Saji
02. Major 2nd
03. Maou-jou de Oyasumi
Saike Mata Shite mo (Página Colorida, 22 pg.)
04. Magi
05. Amano Megumi wa Suki Darake!
06. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
07. Komi-san wa、Komyushou Desu。
Exo Banpo Cystia (One-shot, 16 pg.)
08. Be Blues!
09. Dagashi Kashi
10. Oni wo Tadorite Ikuseisou
11. Kyoukai no Rinne
12. Souboutei Kowasubeshi
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, 32 pg.)
13. Tenshi to Akuto!!
14. Tokiwa Kitareri!!
15. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
16. Denpa Kyoushi
17. Keijo!!!!!!!!
18. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
19. Fureru to Kikoeru
20. Akatsuki no Tyrant
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTES: Arata Kangatari (em hiato, sem previsão de retorno), Detective Conan, Hayate no Gotoku!, Nanoha Yougashiten no Ii Shigoto e Zettai Karen Children

PRÉVIA DA TOC #42 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Erika Karata
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Maou-jou de Oyasumi
- PÁGINA COLORIDA: Keijo!!!!!!!!
- FIM: Akatsuki no Tyrant
- AUSENTES: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Arata Kangatari (em hiato, sem previsão de retorno) e Souboutei Kowasubeshi


Índice da Revista

MANGÁS NÃO-RANQUEADOS / AUSENTES:

Hatsukoi Zombie: (Senta que lá vem textão) Há quase um ano atrás, isto é, há quase onze meses atrás Hatsukoi Zombie havia estreado... era um mangá de premissa curiosa e cujo autor (Ryo Minenami) já era experiente. Sua obra anterior, a dramática Himegoto - Juukyuusai no Seifuku, foi publicada entre 2009 e 2014 na revista Mobaman, da Shogakukan, e lidava com temas delicados relacionados a conflitos sexuais e de gênero. Himegoto também contava com um traço mais realista. 10 meses após o fim de Himegoto, Ryo foi da Mobaman para a Weekly Shonen Sunday, arriscando-se em uma trama bem mais leve e mais cômica (mas sem deixar de insinuar, ainda que indiretamente, as temáticas citadas). E parece que até agora ele não tem colhido arrependimentos... o mangá conseguiu se firmar mesmo sem vender muito (mas seu segundo volume teve resultados melhores que o primeiro) e, caso consiga manter seu bom desempenho, pode até se expandir mais pra frente.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Saike Mata Shite mo: De volta de mais uma pausa, Saike chegou a uma marca interessante: é o segundo mangá do autor com mais capítulos publicados (53 no total), perdendo "só" para The Law of Ueki (154 capítulos). As outras obras superadas por Saike na quantidade de capítulos são:  Anagle Mole (47 capítulos), The Law of Ueki Plus (46 capítulos) e Takkoku! (44 capítulos - contando os extras dariam 51 capítulos).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Exo Banpo Cystia: One-shot curto do autor do mangá Cirque du Freak.

Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai: O mangá mensal segue em situação tranquila. Na verdade os dois mangás mensais (Yugami-kun e Birdmen) estão em situação estável, podendo se manter por um bom tempo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Sunday Hikagaku Kenkyujo; Gag mangá que vai encerrando a revista, pelo menos por enquanto. Se vai se manter por muito tempo não dá pra saber exatamente.
SITUAÇÃO: Mantendo-se por ora.

Propaganda de lançamento dos primeiros volumes dos novatos

Arata Kangatari: É, tão cedo não veremos sair um capítulo de Arata. Não está cancelado (teoricamente) mas faz tempo que não sai muita coisa. E, embora não seja a única obra ausente nessa edição, é o único mangá que está em hiato (e não é de hoje).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (quando sair capítulos).

Detective Conan: O pilarzão ficou de fora nessa edição... Pausa do autor, claro, algo que já é comum. É interessante notar que mesmo com o peso da idade Conan conseguiu apresentar números melhores em vendas de volumes que um fortíssimo mangá da concorrente Weekly Shonen Magazine: Nanatsu no Taizai. Não chega a ser uma diferença muito grande ou alcançável para Nanatsu mas chega a ser interessante é como Conan ainda é popular o bastante pra vender tão bem quanto um battle shounen veterano mas no auge da popularidade.
SITUAÇÃO: Intocável, sem previsão para ser finalizado.


Hayate no Gotoku!: Outro ausente, Hayate é um dos poucos mangás da revista que conseguem chegar a uma média de vendas superior a 100 mil cópias por volume. Sendo publicado há mais de uma década, o mangá não está mais no auge de sua rentabilidade mas vende mais que muito novato promissor que tá pintando por aí.

SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Nanoha Yougashiten no Ii Shigoto: Gag mangá do autor de The World God Only Knows. Não é raro ver Nanoha ganhar páginas coloridas. Não chega a vender muito seus volumes mas consegue vender o bastante para se manter e agradar o público.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Zettai Karen Children: Zettai, mesmo em fase de sentir o peso da idade, consegue alcançar um nível de vendas de volumes superior ao de mangás como Nanoha, Zombie e Tenshi no Akuto!!. A obra ainda é querida pelo público e mesmo sem a força de antes ainda tem o carinho de editores e leitores.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


Página Colorida Principal: Hatsukoi Zombie

TOP 10

01. Gin no Saji: Quem é vivo sempre aparece. Gin no Saji é um dos mangás mais rentáveis da revista, mas já está em reta final. Ou seja, sua duração na revista não será tão longa. Fica a torcida para que a autora, Hiromu Arakawa (a mesma de Fullmetal Alchemist e Arslan Senki), volte com um novo mangá na revista que seja bem-sucedido.
SITUAÇÃO: Intocável, pode encerrar em breve.

02. Major 2nd: Por um lado os editores vão ter que lidar com o fim de Gin no Saji, uma obra bastante rentável. Por outro, eis que surge uma obra que vai dando um tom um pouco mais ameno à crise: a continuação de Major, que ainda está apenas no início de sua exploração comercial e já vende mais de 300 mil cópias por volume em média. Major 2nd, sozinho, pode não conter a crise que vem assolando a Sunday, mas são mangás com esse nível de rentabilidade que podem reduzir esses tempos difíceis.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

03. Maou-jou de Oyasumi: Na página de anúncio de lançamento dos primeiros volumes de novatos da Shonen Sunday Maou-jou apareceu ao lado de Aozakura em um espaço de destaque maior que o recebido por Oni wo Tadorite e Komi-san wa、Komyushou Desu。. Não quer dizer que o mangá já é garantia de sucesso ou que esses dois vão ser bem-sucedidos, mas fica a impressão de que são os que mais estão empolgando os editores.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

04. Magi: Perder Gin no Saji mais pra frente já é uma notícia negativa. O fim de Magi daqui a mais ou menos um ano também será uma grande perda, embora Magi venha passando por uma queda nas vendas de seus volumes (o que não impede que seja finalizado com a história ainda em alta). Provavelmente os editores tentarão (ou pelo menos deveriam tentar) convencer ou garantir que a autora de Magi lance uma nova obra na revista mais pra frente.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

05. Amano Megumi wa Suki Darake!: Amano Megumi veio transferido da Shonen Sunday Super e por enquanto os editores estão satisfeitos com os resultados. Isto é, Amano Megumi não vende horrores (na primeira semana um novo volume deve vender pouco mais de 20 mil cópias). Mas consegue apresentar números positivos o bastante para se firmar e estar nos planos dos editores para um planejamento de longo prazo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Saike Mata Shite mo

06. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: No ano passado o autor Hikaru Nikaidou teve que lidar com o cancelamento de Heavens Runner Akira. Mas Aozakura marcou o retorno dele pouco tempo depois. Dos novatos recentes parece ser o que os editores mais estão botando fé, embora isso não garanta que o mangá será um sucesso. Mas fica a torcida que Nikaidou dessa vez consiga emplacar de forma segura seu novo mangá.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

07. Komi-san wa、Komyushou Desu。: Pelo visto as expectativas em cima do lançamento do primeiro volume de Komi-san não parecem estar tão altas quanto outro gag mangá que estreou recentemente, Maou-jou de Oyasumi. Por outro lado isso não necessariamente torna as chances de Komi-san de vingar mais difíceis, afinal Komi-san, até lançamento do primeiro volume, ainda depende apenas de si para fazer sucesso ou não.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

08. Be Blues!: O mangá de futebol tem um bom rendimento. Chega a ser curioso que ainda não tenha recebido uma adaptação em anime... ou não, considerando que tem possibilidade disso ver vontade do autor ou que muitos mangás de esporte da Sunday não ganhem anime tão cedo (Major, por exemplo, só ganhou um anime após dez anos de publicação do mangá).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

09. Dagashi Kashi: A situação de Dagashi está bastante tranquila. Não é qualquer mangá da Sunday que consegue chegar a uma média de pelo menos 250 mil cópias vendidas por volume. Esse resultado positivo é resultado do anime que Dagashi ganhou em janeiro, que ajudou a dar um boost significativo (ainda que não extraordinário) ao mangá, suficiente para deixar a situação da Sunday menos desfavorável do que já está.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

10. Oni wo Tadorite Ikuseisou: Pelo que parece, dos quatro novatos que terão os primeiros volumes lançados em 16 de setembro esse é o que menos está empolgando os editores pelos resultados até aqui. Não quer dizer que o mangá vai fracassar ou que não pode surpreender nas vendas (o que é pouco provável), mas sim que as expectativas parecem estar menores... Mas surpresas não são impossíveis. Os editores pareciam mais otimistas com Akatsuki no Tyrant do que com Hatsukoi Zombie quando ambos foram lançados... bem, Hatsukoi Zombie nessa edição é o primeiro da ordem de leitura. Já Akatsuki...
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

One-shot: Exo Banpo Cystia

MEIO DE TABELA

11. Kyoukai no Rinne: Rinne continua em alta e sem ameaças, ainda mais com o renome histórico obtido pela autora Rumiko Takahashi e a boa audiência da segunda temporada do anime. Sobre o tempo de duração de mangá... então, a autora tem liberdade para conduzir a obra mas isso não garante que ela pretenda manter a obra por muito mais tempo. Após o fim de Magi e Gin no Saji um dos próximos veteranos a serem encerrados pode ser justamente Rinne.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Souboutei Kowasubeshi: Souboutei continua em situação firme. Seu primeiro volume a essa altura já devem ter chegado a uma marca próxima de 150 mil cópias vendidas por volume. A obra ainda precisa se expandir mas o mais importante é que já conseguiu se garantir na Shonen Sunday.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

13. Tenshi to Akuto!!: Embora não consiga vender bem a ponto de aparecer no Ranking Oricon, Tenshi no Akuto!! consegue vender o bastante para se manter na revista e ganhar páginas coloridas com relativa frequência. Por enquanto a permanência de Tenshi no Akuto!! está assegurada na revista e não se descarta as chances do mangá ganhar anime mais pra frente caso mantenha-se estável.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

14. Tokiwa Kitareri!!: Tokiwa fixou casa na parte do "meio de tabela" da ordem de leitura. As vendas do mangá não chegam muito altas mas são maiores que a média de alguns mangás, como Tenshi no Akuto!!, Mushibugyo e Hatsukoi Zombie, por exemplo. O mangá continua popular mas, curiosamente, não ganha páginas coloridas com grande frequência (o mesmo acontece com Keijo!!!!!!!!). São boas as chances do mangá receber uma adaptação em anime daqui a um tempo, embora seja difícil supor quando isso acontecerá e se acontecerá mesmo. Fato curioso: a obra não ganha página colorida desde a edição de número #20.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

15. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Hiiragi-sama chegou a aparecer no Ranking Oricon com o lançamento de seu primeiro volume mas na sua segunda semana sua obra não se manteve no ranking. Por ora demonstra-se uma obra em estado estável, uma vez que seu rendimento até agora se mostrou satisfatório.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Propaganda do anime de Keijo!!!!!!!!

BOTTOM

16. Denpa Kyoushi: De uns tempos pra cá Denpa, que raramente fica entre os últimos na ordem de leitura, começou a aparecer com frequência entre os mangás com posições de menor destaque na ordem de leitura... o que, no entanto, não torna a situação de Denpa pior. Isto é, o mangá teve uma redução na atenção dos editores mas continua mantendo um rendimento satisfatório, o que torna a situação de Denpa tranquila.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

17. Keijo!!!!!!!!: Desde a edição #35 que Keijo!!!!!!!! não aparecia entre os seis últimos colocados da ordem de leitura. Não que isso pese a favor (ou contra) sua permanência, é só um fato curioso. O anime de Keijo!!!!!!!!! está muito, mas muito perto de estrear e fica a torcida para que consiga ao menos causar um aumento nas vendas dos volumes. Mais um fato curioso: a última página colorida que Keijo!!!!!!!! recebeu foi na edição #26 (se vosso autor não se engana).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

18. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mushibugyo não tem mais tanto destaque quanto antes, mas pelo menos seu desempenho em vendas de volumes é razoável. Não vende muito mas consegue se manter por um tempinho ainda. Mas dificilmente a obra continuará no plantel daqui há dois anos (o que não significa que o autor não pode encerrar sua obra de forma satisfatória).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

19. Fureru to Kikoeru: É, a situação de Fureru está sem salvação. Só um milagre salva a obra, que até teve uma recepção razoável em seu início mas não convenceu os leitores a ponto de motivá-los a comprar volumes. Fureru deve ser o próximo a ser cancelado depois do mangá que vamos explicar logo abaixo.
SITUAÇÃO: CANCELADO! (Vai ser a próxima vítima)

20. Akatsuki no Tyrant: Agora sim é oficial: Akatsuki vai zarpar da Weekly Shonen Sunday. O mangá de judô tinha uma premissa promissora e começou com uma recepção positiva, mas não foi o bastante para empolgar nas vendas de volumes e se manter. Os editores acreditavam no potencial da obra, mas esta não emplacou. Bem, mas não avaliemos o lado negativo. Olhando pelo lado meio cheio, o autor poderá tentar novamente mais tarde.
SITUAÇÃO: CANCELADO! (Hasta la vista, baby)

Bem, pessoal, assim se encerra a análise da edição #41 da Weekly Shonen Sunday do ano de 2016. Mas antes de finalizar a matéria fiquem com as fotos para as quais as belas Risa Watanabe, Hirate Yurina e Yuuka Sugai (ambas da Keyakizaka46) posaram.







Agora sim...
Até a próxima!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...