segunda-feira, 17 de outubro de 2016

TOC #46 da Weekly Shonen Magazine (2016)

Capa Digital: Nanatsu no Taizai

Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago a vocês a análise da edição #46 da Weekly Shonen Magazine.


Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Abaixo está a ordem de leitura da respectiva edição.


TOC #46 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
Yuki Kashiwagi (Capa Física)
Nanatsu no Taizai (Capa Digital, Página Colorida Principal, 28 pg.)
01. Fuuka
02. Dr. Prisoner
Kamisama no Iuutori Ni (Página Colorida, 24 pg.)
03. Fairy Tail
04. Acma:Game
05. Koisuru Suizoku-man
06. Yamada-kun to 7-nin no Majo
07. Daiya no Ace - Act II
08. Hoshino、Me o Tsubutte。
Enen no Shouboutai (Página Colorida, 22 pg.)
09. Real Account
10. Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~
Fullback (5º Capítulo)
11. Vector Ball
12. Baby Steps
13. Kono Ken ga Tsuki o Kiru
14. Days
15. Hajime no Ippo
16. Ahiru no Sora
17. Tsurezure Children
18. Area no Kishi
19. Domestic na Kanojo
20. Seitokai Yakuindomo
- EM HIATO: Kindaichi Shounen no Jikenbo R


PRÉVIA DA TOC #47 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
- CAPA FÍSICA, CAPA DIGITAL, PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Days
- PÁGINAS COLORIDAS: Vector Ball, Senryuu Shoujo, por Masakuni Igarashi (Novo Mangá, 21 pg.)
EM HIATO: Kindaichi Shounen no Jikenbo R


TOC INDEFINIDA (2016 ou 2017):
- NOVO MANGÁ: nome não-definido (por Yoshitoki Ooima, autora de Koe no Katachi)



MANGÁS NÃO-RANQUEADOS / AUSENTES:

Nanatsu no Taizai: Uma das obras mais rentáveis da Weekly Shonen Magazine e da editora Kodansha, nessa edição Nanatsu ganhou a capa digital e a página colorida principal, de quebra. Não será tão cedo que Nanatsu deixará de estar em alta.
SITUAÇÃO: Intocável.

Kamisama no Iuutori Ni: Mangá que consegue vender acima de 120 mil cópias em média por cada volume. A obra mantém o sucesso de sua antecessora (Kamisama no Iutoori) e está bem segura na revista. Nessa edição ganhou página colorida.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Enen no Shouboutai: A obra mais promissora dos novatos recentes da Weekly Shonen Magazine. Já consegue vender acima de 200 mil cópias por volume em média. A tendência é que se expanda após um anime. Recentemente a obra completou um ano de publicação. Ganhou uma página colorida nessa edição. Não chega a ser bem um super presente de aniversário mas deixa o mangá em mais evidência.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Fullback: Fullback ainda está em seu quinto capítulo e sua briga pela estabilidade na revista ainda está apenas em seu início. A obra, um mangá de rúgbi, ainda está tentando atrair leitores. Portanto ainda é cedo pra dizer se está sendo um sucesso ou não.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Kindaichi Shounen no Jikenbo R: Kindaichi segue em hiato e não tem previsão de retorno. Porém é bem provável que vejamos Kindaichi voltar pouco depois do começo do ano editorial de 2017 (que ocorre, por sua vez, em dezembro de 2016).
SITUAÇÃO: Muito Seguro (quando voltar do hiato).



TOP 10:

01. Fuuka: Se em 2015 Fuuka não pegava posições tão altas assim na ordem de leitura, isso passou a acontecer com maior frequência em 2016, antes mesmo do anúncio do anime. Falando em anime por enquanto não saiu mas nenhuma novidade. Mas paciência: logo deve sair maiores informações.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

02. Dr. Prisoner: Alçado a uma posição bem alta na ordem de leitura, Dr. Prisoner no entanto não teve boas vendas em seu primeiro volume e se o segundo volume não tiver melhor desempenho o novato pode estar em risco e ser cancelado. Vale lembrar que Desert Eagle era um novato que também pegava algumas posições altas na ordem de leitura de vez em quando mas não vendeu bem. Resultado: foi cancelado. Fica a torcida pra que o mesmo não aconteça com o Dr. Prisoner...
SITUAÇÃO: Pequeno risco de ser cancelado.

03. Fairy Tail: Mesmo com as quedas nas vendas dos volumes a popularidade de Fairy Tail ainda não está realmente afundada. Isto é, considerando os spin-offs e produtos, pode-se dizer que o mangá de Hiro Mashima ainda rende bastante. No entanto Nanatsu vai tendo um rendimento melhor nos últimos tempos.
SITUAÇÃO: Intocável.

04. Acma:Game: Mesmo não vendendo muito Acma:Game já conseguiu alcançar três anos de publicação, mantém uma recepção positiva e, de quebra, ainda conta com o fato de que a maioria dos novatos ou estão vendendo menos ou ainda vai ter o primeiro volume lançado. Acma:Game, portanto, segue em situação segura.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

05. Koisuru Suizoku-man: Gag mangá novato que foi lançado sem nenhum alarde ou aviso prédio com as páginas coloridas principais (o mesmo vai acontecer com Senryuu Shoujo). Mesmo com esse lançamento pouco chamativo e que posições altas na ordem de leitura não sejam sinônimo de estabilidade ou sucesso em se tratando da ordem de leitura das edições Weekly Shonen Magazine, a obra ainda não teve o primeiro volume lançado (por ter poucas páginas cada capítulo isso deve demorar), portanto ainda é cedo pra dizer que o mangá corre risco de ser cancelado (como vosso autor assume que frisou com muita firmeza anteriormente).
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

06. Yamada-kun to 7-nin no Majo: Yamada-kun ainda mantém muito carinho dos leitores e editores (não é raro que o mangá receba páginas coloridas, por exemplo). Mas não são pequenas as chances do mangá ter seu fim em 2017, pois que a obra já é publicada há um bom tempo (até já passou da marca de 200 capítulos) e as vendas de volumes não são tão grandes mesmo com um anime no histórico. Felizmente a autora tem tempo o bastante pra encerrar Yamada-kun da forma como desejar.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

07. Daiya no Ace - Act II: Uma das obras que mais vendem na Shonen Magazine e na editora Kodanhsa, a segundo parte de Daiya no Ace mantém o sucesso da primeira parte. Desconfia-se que mais pra frente, com uma boa frente de capítulos, Daiya no Ace - Act II também receba anime, de preferência adaptando os poucos capítulos que ficaram faltando serem adaptados no anime.
SITUAÇÃO: Intocável.

08. Hoshino、Me o Tsubutte。: A situação de Hoshino vai depender dos resultados das vendas de segundo volume, se é que vão vender bem. Pela recepção que a obra recebeu a ponto de ter umas páginas coloridas especiais junto a Yamada-kun to 7-nin no Majo presumo que transferir Hoshino seja uma alternativa considerável (mas não concreta).
SITUAÇÃO: Pequeno risco de ser cancelado.

09. Real Account: Real Account segue com um rendimento satisfatório e uma recepção otimista. A obra não é das mais rentáveis mas vende mais que Tsurezure Children e Acma:Game, por exemplo. Em suma, Real Account segue estável.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

10. Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~: Após uma posição baixa na ordem de leitura na edição anterior Mononote deu uma subidinha nessa edição. A obra ainda está em busca de se firmar e atrair leitores para que possa vender bem seu primeiro volume e os próximos que vierem.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.



MEIO DE TABELA:

11. Vector Ball: Vector Ball por enquanto ainda precisa ver as vendas de seus volumes melhorarem se quiser se estabilizar. Não é uma obra que vendeu muito em seu primeiro volume (se as informações que recebi não estão equivocadas) mas com um pouco de sorte pode ao menos ter vendas do nível ou maiores que Acma:Game.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

12. Baby Steps: O mangá de tênis é uma das obras mais bem-sucedidas da revista atualmente e continua com bastante fôlego para se manter em alto nível de qualidade e rentabilidade. Em suma, a situação de Baby Steps é ótima.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

13. Kono Ken ga Tsuki o Kiru: Obra novata que (ao menos aparentemente) se passa na época do Japão Feudal. Ainda é preciso esperar pelas vendas de seus primeiros volumes para saber se o mangá conseguirá se manter, apesar da recepção inicial ter sido, no mínimo, razoável.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

14. Days: O mangá de futebol recebeu um anime recentemente. Os resultados de aumento nas vendas não foram muito grandes por ora mas pelo menos vale a tentativa de deixar o mangá em maior evidência.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

15. Hajime no Ippo: Com uma década e meia de publicação Hajime ainda é um dos mangás que apresentam melhores vendas de volumes do plantel e sua recepção segue muito boa, ainda que a maioria de seu público seja composto pelos leitores mais velhos.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.



BOTTOM:

16. Ahiru no Sora: O mangá de basquete é um dos que apresentam melhores vendas de volumes na revista... Isso porque tem mais de uma década de publicação e nunca teve anime. Imagine o possível rendimento que a obra teria se recebesse uma adaptação animada? Ou mesmo um drama televiso ou live-action? Será que um dia isso acontece? Bem, só no futuro saberemos.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

17. Tsurezure Children: Gag mangá que continua apresentando bons resultados para a Weekly Shonen Magazine e vira e mexe encerra a revista (o que não aconteceu dessa vez). Curiosamente Tsurezure consegue vender um pouco mais que Acma:Game, pelo menos considerando os primeiros dias de vendas dos volumes de ambos os mangás.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

18. Area no Kishi: O mangá de futebol Area no Kishi pode não ter mais um apelo comercial tão grande devido ao insucesso do anime lançado em 2012, mas as vendas de volumes ainda são boas para os padrões da Weekly Shonen Magazine.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

19. Domestic na Kanojo: DomeKano continua em situação confortável e vendendo bem seus volumes (a média é superior a 80 mil por volume, no mínimo). Até aí nenhuma novidade sobre o mangá de Kei Sasuga, que também lançou antes o bem-sucedido GE: Good Ending.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

20. Seitokai Yakuindomo: Fechando a revista nessa edição está Seitokai Yakuindomo, gag mangá de sucesso que continua tendo um bom desempenho na revista mesmo após quase uma década de publicação.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.



Bem, caros leitores, assim termina mais uma análise de TOC da Shonen Magazine, no caso a da edição #46.
Até a próxima!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...