sexta-feira, 14 de outubro de 2016

TOC #46 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Detective Conan

Olá, queridos leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e esta é a análise da edição #46 da Weekly Shonen Sunday.

Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

A ordem de leitura pode ser conferida logo abaixo.


TOC #46 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Detective Conan (Capa)
01. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
02. Major 2nd
03. Maou-jou de Oyasumi
Amano Megumi wa Suki Darake! (Página Colorida)
04. Magi
05. Tenshi to Akuto!!
06. Dagashi Kashi
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Página Colorida, Mangá Mensal, 32 pg.)
07. Saike Mata Shite mo
08. Hatsukoi Zombie
09. Souboutei Kowasubeshi
10. Komi-san wa、Komyushou Desu。
11. Keijo!!!!!!!!
12. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
13. Be Blues!
14. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
15. Denpa Kyoushi
16. Tokiwa Kitareri!!
17. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
18. Hayate no Gotoku!
19. Zettai Karen Children
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTES: Kyoukai no Rinne e Oni wo Tadorite Ikuseisou
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji


PRÉVIA DA TOC #47 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA, PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Ryoko, por Kaito Mitsuhashi (Novo Mangá)
- PÁGINA COLORIDA: Joujuu Senjin!! Mushibugyo
- AUSENTES: Magi e Major 2nd
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji


PRÉVIA DA TOC #48 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Dameterasu-sama, por Shun Fujiki (Novo Mangá)
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji



NÃO-RANQUEADOS / AUSENTES:

Detective Conan: Ausente na edição passada, Detective Conan recebeu nessa edição a capa. É interessante que Conan ganha capa com relativa frequência mas nunca ganha página colorida. Com mais de 20 anos de publicação, Conan segue sendo a obra mais significativa atualmente da Shonen Sunday.
SITUAÇÃO: Intocável.

Amano Megumi wa Suki Darake!: Amano Megumi recebeu nessa edição a página colorida principal para divulgação de seu novo volume. A obra mostra que tem potencial e pode se expandir comercialmente mais pra frente, inclusive se ganhar um anime se a estabilidade do mangá se manter por um bom tempo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai: Com o fim de Imawa no Kuni no Alice e a pausa de Ad Astra Per Aspera, Yugami-kun só tem a companhia de Birdmen como mangá mensal sendo publicado na Sunday. Nessa edição Yugami-kun ganhou página colorida para divulgação de seu próximo volume.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Sunday Hikagaku Kenkyujo: Gag mangá que sempre encerra a revista. Não há grandes expectativas quanto a ele então não é possível dizer por quanto tempo ele deve durar na revista. O fato é que achar um mangá pra encerrar a revista não é tarefa fácil. A Sunday não conseguiu esse feito nem com Oiishi Kamishama, que tinha um autor famoso por trás (no caso o autor de Great Teacher Onizuka).
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

Kyoukai no Rinne: Ausente nessa edição, Kyoukai no Rinne segue em situação bem tranquila, ainda mais com o anúncio da terceira temporada de seu anime para 2017. Se a terceira temporada repetir o êxito das anteriores pode ser que ainda vejamos mais episódios do anime dependendo de quanto tempo a autora seguirá publicando a obra ou se o anime realmente manter a boa audiência.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Oni wo Tadorite Ikuseisou: O novato Oni wo Tadorite esteve ausente nessa edição e pelas previsões é bem provável que em pouco tempo o mangá esteja definitivamente ausente da revista. O mangá não teve uma recepção tão positiva e tem chances grandes de ser cancelado em breve. A situação só piora com a estreia de dois novatos nas próximas duas edições. O autor, vale ressaltar, é experiente e provavelmente pode vir a tentar emplacar outra obra mais pra frente na Weekly Shonen Sunday. Porém Oni wo Tadorite vai se mostrando complicada.
SITUAÇÃO: Correndo Risco de Cancelamento. 

Arata Kangatari: Siga em frente, olhe para o lado... Se liga em Arata que continua no hiato. Enfim, piadas à parte, Arata não deve voltar. A obra foi bem-sucedida enquanto publicada regularmente mas agora parece que a obra não retornará tão cedo. Desde meados de 2013 a obra raramente tem um capítulo lançado.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (quando tiver capítulos publicados).

Gin no Saji: Gin no Saji raramente sai do hiato e quando sai é pra saírem três capítulos e depois a obra retorna ao hiato. Vale lembrar que Gin no Saji pode acabar em questão de não muito tempo quando voltar a ser publicado. Os editores já devem estar se preparando para o fim de uma das obras com melhores vendas de volume do plantel atual.
SITUAÇÃO: Muitíssimo Seguro, quando os capítulos forem publicados se aproximará do fim.



TOP 10:

01. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: O primeiro volume de Aozakura não vendeu muito mas vendeu quase toda a tiragem. Por enquanto os editores seguem dando corda para Aozakura, sinal de que pelo menos por enquanto a recepção do mangá está sendo satisfatória. No entanto, será preciso esperar os resultados dos lançamentos dos próximos volumes para saber se Aozakura se firmará ou não na revista.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

02. Major 2nd: Uma correção: a média de vendas de Major 2nd é de 260 mil cópias por volume e não 300 mil. No entanto o número não deixa de ser muito bom, já que a Sunday está custando a achar novatos que consigam vender em um volume mais de 100 mil cópias. Major 2nd tem potencial para vender muito mais se receber um anime bem-produzido que consiga atrair o público... mas isso deve ocorrer daqui há alguns anos, já que Major 2nd só tem um ano e meio de publicação. Lembrete: Major 2nd estará ausente na próxima edição.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

03. Maou-jou de Oyasumi: Assim como Aozakura parece que Maou-jou, mesmo não tendo vendido muito (a tiragem de volumes lançados também era bem pequena) parece que ao menos por ora vai manter apoio dos editores e segue na briga por estabilização. Ou seja, Maou-jou segue na briga pra se estabilizar e pelo menos por ora os editores vão tentar emplacar esse gag mangá novato.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

04. Magi: Magi já se encontra em sua reta final e fica a torcida para que ao fim da obra a autora retorne à revista com outra obra bem-sucedida. O fato é que mesmo não estando mais em seu auge Magi ainda é uma das obras mais rentáveis da Sunday atualmente. Lembrete: Assim como Major 2nd, Magi estará ausente na próxima edição.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

05. Tenshi to Akuto!!: Obra de comédia que varia bastante suas posições, é, pelo menos teoricamente, um dos dianteiros mangás na fila de quem pode e/ou merece em breve ganhar anime. Tenshi, como a maior parte dos mangás publicados na Sunday, não vende muito mas vende o suficiente e tem boa recepção crítica.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

06. Dagashi Kashi: Dagashi segue em alta e vendendo muito bem. A propósito, ainda que não seja uma hipótese tão clara, não está descartada uma segunda temporada do anime, vide o bom aumento nas vendas ocorrido graças a primeira temporada.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

07. Saike Mata Shite mo: Saike por enquanto está demonstrando uma boa sequência de capítulos sendo publicados. Apesar das não raras pausas do autor Tsubasa Fukuchi (corre boatos de que por ele estar doente) Saike já superou a marca de 60 capítulos publicados, algo difícil para o autor.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

08. Hatsukoi Zombie: Zombie definitivamente está passando menos vezes pelas posições mais baixas pela ordem de leitura. Não que a obra seja de grande destaque mas seu rendimento se mostra satisfatório para os editores e pelo visto o mangá de comédia romântica ecchi deve se manter na revista por um bom tempo. Quem sabe tempo o bastante pra ganhar um anime?
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

09. Souboutei Kowasubeshi: O novo mangá de Kazuhiro Fujita segue em alta e vira e mexe ganha páginas coloridas e até algumas capas. O mangá conseguiu vender bem seu primeiro volume e a torcida é que as vendas do segundo volume sejam maiores ou pelo menos de mesmo nível.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

10. Komi-san wa、Komyushou Desu。: Komi-san por enquanto vai conseguindo se manter em uma relativa luta pela estabilização. Ainda que seja difícil para a obra emplacar os resultados iniciais ao menos já são mais satisfatórios que o battle shounen Oni wo Tadorite, que deve rodar em breve.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.



MEIO DE TABELA:

11. Keijo!!!!!!!!: O anime estreou semana passada e parece que está sendo um dos mais comentados no Ocidente. Ainda será preciso esperar maiores informações para saber o que o anime as vantagens que o realmente irá proporcionar na prática para a obra, mas parece que as chances de sair algo positivo não são tão pequenas quanto vosso autor imaginava. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Hiiragi-sama é mais um novato que embora não seja um estouro em vendas é promissor e bem-sucedido pros padrões (baixos) da Weekly Shonen Sunday. Pelo menos por enquanto a obra apresentou bons resultados nas vendas do primeiro volume, que provavelmente vendeu pelo menos 70 mil cópias. O único ponto negativo é que Hiiragi-sama nem sempre recebe páginas coloridas (apesar de já ter ganho sua segunda capa logo em seu quinto capítulo).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

13. Be Blues!: O mangá de futebol já tem uma boa frente de publicações e vendas acima da média da maioria das obras da revista... O desempenho é digno de receber um anime. Quem sabe Be Blues! não receba mesmo uma adaptação animada mais pra frente?
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

14. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mushibugyo pode não ter mais a força de outrora mas ainda tem uma boa relevância no plantel. A obra provavelmente não irá se estender por muito tempo de publicação mas o autor ainda terá tempo o suficiente para terminar a obra da melhor forma que julgar possível quando o fim se aproximar. Lembrete: Mushibugyo receberá página colorida na próxima edição. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.



BOTTOM:

15. Denpa Kyoushi: O mangá do professor otaku ruivo perdeu o foco dos editores com a chegada de novatos promissores. O fato é que os editores não estão mais tão empolgados quanto antes com o desempenho comercial de Denpa, embora a obra ainda tenha um bom rendimento nas vendas de volumes para os padrões da Sunday.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

16. Tokiwa Kitareri!!: Após ter sido ranqueado em uma posição acima de sua média na edição passada Tokiwa dá uma "afundadinha" na ordem de leitura. Mas as vendas da obra seguem satisfatórias e a obra não está ameaçada (ao menos aparentemente). Inclusive é bem provável que mais pra frente o mangá seja um dos próximos do plantel a ganhar anime. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

17. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Nanoha realmente tem aparecido muito nas últimas posições da ordem de leitura. Está certo que tem obras que aparecem lá com frequência, como Denpa e Zettai Karen Children mas estes estão bem consolidados nas vendas. Nanoha é um gag mangá que, apesar de bem recepcionado, não tem vendas tão boas. Por isso pode-se dizer que a obra pode estar em risco.
SITUAÇÃO: Correndo Risco de Cancelamento. 

18. Hayate no Gotoku!: Hayate ainda apresenta boas vendas mas não tem, digamos, a "necessidade" de pegar posições altas. Afinal a obra ainda mantém uma boa fan base e boas vendas. O curioso, no entanto, é que faz mais de um ano que Hayate não ganha uma página colorida sequer, embora Ad Astra Per Aspera (mangá mensal que o autor publicou a primeira parte na Shonen Sunday) tenha ganho suas páginas coloridas.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

19. Zettai Karen Children: Zettai raramente aparece em uma posição elevada na ordem de leitura. No entanto o veterano não está em situação de risco de cancelamento. A obra consegue vender em menos de uma semana algo entre 25-30 mil cópias por volume, feito que nem todo mangá da Sunday consegue alcançar.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


Bem, pessoal, assim se encerra a análise da edição #46 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima... e fiquem com a imagem prévia de Ryoko, que vai estrear na edição que vem.



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...