quinta-feira, 20 de outubro de 2016

TOC #47 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Ryoko

Olá, leitores da Weekly Shonen Sunday. Aqui é o Diego Felipe trazendo pra vocês a análise da edição #47 do Fênix no Seka... Não, pera! Vamos começar direito.

Olá, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe trazendo pra vocês a análise da edição #47 da Weekly Shonen Sunday... Agora sim!

Pra quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Bem, depois de todo esse texto (haja texto) vocês já podem ler a análise.


TOC #47 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Ryoko (Capa, Página Colorida Principal, Novo Mangá, 38 pg.)
01. Detective Conan
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。
03. Hayate no Gotoku!
04. Maou-jou de Oyasumi
Joujuu Senjin!! Mushibugyo (Página Colorida)
05. Kyoukai no Rinne
06. Amano Megumi wa Suki Darake!
07. Souboutei Kowasubeshi
08. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
09. Be Blues!
10. Tokiwa Kitareri!!
11. Dagashi Kashi
12. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
13. Tenshi to Akuto!!
14. Keijo!!!!!!!!
15. Hatsukoi Zombie
16. Saike Mata Shite mo
17. Oni wo Tadorite Ikuseisou
18. Denpa Kyoushi
19. Zettai Karen Children
20. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTES: Magi e Major 2nd
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji


PRÉVIA DA TOC #48 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Yumi Okada
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Dameterasu-sama, por Shun Fujiki (Novo Mangá)
- PÁGINAS COLORIDAS: Hatsukoi Zombie e Ryoko
- FIM: Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
- AUSENTE: Hayate no Gotoku! (retorna na TOC #51)
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji

Índice da Revista

NÃO-RANQUEADOS / AUSENTES:

Ryoko: E chegou Ryoko, a aposta da Sunday para a reta final do ano editorial de 2016. O mangá nessa edição ganhou cinco páginas coloridas. E só pra constar: não, o nariz da protagonista não é mal-desenhado, é um band-aid cobrindo o nariz dela. Enfim, a Sunday torce pelo sucesso desse mangá para conter a crise. A aposta é boa: um battle shounen, tipo de mangá que está em falta nessa revista da editora Shogakukan.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mangá publicado há cinco anos que passa a maior parte de suas posições na ordem de leitura de cada edição na parte de baixa, dessa vez Mushibugyo, que ganhou uma página colorida, ficou em uma posição mais elevada. A obra está em situação estável mas tem boas chances de ser finalizada em 2017.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Sunday Hikagaku Kenkyujo: Sim, meus caros, Sunday Hikagaku Kenkyujo é aquele gag mangá que sempre fecha a revista... Mas não se sabe se vai se manter por muito tempo. Aliás dependendo das estratégias dos editores para as próximas edições e caso eles encontrem algum gag mangá com rendimento razoável e melhor que Kenkyujo, cancelar Kenkyujo e alçar esse gag mangá que tem melhor desempenho pode ser uma boa alternativa.
SITUAÇÃO: Correndo Risco de Cancelamento. 

Magi: Ausente nessa edição, Magi é um dos principais mangás da Weekly Shonen Sunday e vai ser encerrado em 2017, provavelmente antes de julho. A obra fará muita falta à revista e é bem provável que os editores desejem que a autora lance uma nova obra na line-up tempo depois de Magi ser finalizado.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Major 2nd: O mangá de beisebol, continuação do clássico Major e uma das grandes esperanças pra reduzir a crise da Sunday, esteve ausente nessa edição mas deve voltar a ser publicado normalmente já na próxima semana.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Arata Kangatari: Rosas são vermelhas e transmitem um bom aroma pro olfato. Enquanto você lia isso Arata continua em hiato. Realmente acho que nem dá mais pra acreditar que Arata Kangatari vai voltar.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (quando tiver capítulos publicados).

Gin no Saji: Outro mangá que vive em hiato. Esse ano só teve seis capítulos publicados. Vale lembrar que quando Gin no Saji voltar a sair regularmente (isso é, se é que vai voltar) o mangá está perto do fim e portanto seria encerrado em poucos capítulos.
SITUAÇÃO: Muito Seguro, quando os capítulos forem publicados se aproximará do fim.

Página Colorida: Ryoko

TOP 10:

01. Detective Conan: O pilar, o rei, o pão da vida da Weekly Shonen Sunday... Há muito o que falar? Conan, mesmo com muitos mangás bons estreando recentemente e tendo mangás fortes como Magi e Major 2nd, é quem praticamente carrega a revista nas costas (considerando que Magi vai acabar vai carregar mais peso, mas Conan suporta o tranco).
SITUAÇÃO: Intocável.

02. Komi-san wa、Komyushou Desu。: Um fato curioso: recentemente Komi-san wa、Komyushou Desu。 conseguiu aparecer no Ranking Oricon referente às vendas entre 10 e 16 de outubro. Não são números muito elevados, vale lembrar. A obra, na semana passada, vendeu 12 mil cópias. Até agora Komi-san vendeu quase 35 mil cópias. Considerando que o lançamento de tiragens foi limitado é um resultado otimista. Isto é, poucos gag mangás vendem muito (é o caso de Dagashi Kashi) então se as vendas forem razoáveis e a recepção seguir positiva as chances da obra se manter é, no mínimo, considerável. O resultado também surpreende porque, indiretamente, indica que Aozakura e Maou-jou de Oyasumi podem estar vendendo menos.
SITUAÇÃO: Se estabilizando.

03. Hayate no Gotoku!: Não, leitoras e leitores, isso não é uma miragem. Hayate no Gotoku! está mesmo numa posição altíssima na ordem de leitura dessa edição... Uma surpresa mais que grata. E a novidade não fica só nessa posição: foi anunciado também que o mangá ficaria em pausa nas edições #48, #49 e #50, voltando na edição #51. E quando voltar estará em seu arco final, ou seja, o mangá está próximo do fim. Como suspeitava deve ter seu fim (natural) em 2017. Em breve a Sunday terá de se despedir de (mais) um de seus mangás mais respeitáveis.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (prestes a entrar no arco final).

Página Colorida Principal: Ryoko

04. Maou-jou de Oyasumi: A situação de Maou-jou por enquanto é uma "incógnita". Isto é, as posições na ordem de leitura são altas, mas se Oni wo Tadorite for cancelado... será que Maou-jou estará com o risco de ser a próxima pedra de sacrifício dos editores? A dúvida surge quando vemos que, no duelo dos gag mangás novatos, Komi-san está levando a melhor por enquanto. Por outro lado a recepção de Maou-jou ainda é satisfatória, ainda que apenas esse fator não garanta o mangá no plantel.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

05. Kyoukai no Rinne: A situação de Rinne segue tranquila e a obra continua com uma popularidade moderada mas aceitável para os padrões da revista. E a terceira temporada do anime vem aí (deve ser exibida na televisão em abril de 2017). Não dá pra prever quando será o fim de Rinne mas pelos resultados positivos se o mangá chegar o fim nos próximos tempos será um final natural, já que os editores se mostram satisfeitos com o empenho do mangá da veterana Rumiko Takahashi.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

06. Amano Megumi wa Suki Darake!: Amano Megumi está em segurança como nunca. Sua média de vendas de volumes segue aumentando e é bem provável que nos próximos volumes a marca seja de 100 mil cópias em média vendidas por volume. Inclusive no Ranking Oricon de vendas de mangás, entre os dias 10 e 16 de outubro, Amano vendeu 24 mil cópias. Já é difícil para um mangá da Sunday aparecer no Ranking Oricon (talvez até por isso Komi-san tenha boas chances de se estabilizar), mais difícil pra um lançamento com alarde moderado chegar a mais de 20 mil cópias vendidas em uma semana. Em suma, ainda vamos ouvir falar muito de Amano Megumi dando certo na Sunday, quem sabe o bastante pra um anime lá na frente?
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Ryoko

07. Souboutei Kowasubeshi: Souboutei é um dos mangás mais estáveis e promissores publicados nos últimos anos na Weekly Shonen Sunday, embora não seja ainda um "potencial caça-níqueis" como Major 2nd e Dagashi Kashi estão cendo (Major 2nd principalmente). Pode se tornar, mas é preciso de tempo. Souboutei vai se mostrando mais um êxito na carreira de Kazuhiro Fujita (pra quem não sabe, Fujita é autor de Ushio to Tora e Karakuri Circus).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

08. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: Aozakura parecia ser o novato recente que apresentaria as melhores vendas de volumes. Bom, ainda é preciso dissecar mais sobre como estão as vendas de Aozakura mas quem surpreendeu mesmo até agora foi Komi-san wa Komyushu. 
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

09. Be Blues!: O mangá de futebol segue na mesma, sem novidades e sem ter sua estabilidade ameaçada. Enfim, é só isso...
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

10. Tokiwa Kitareri!!: Numa posição acima da média que costuma ser ranqueado, Tokiwa segue em situação firme na revista. O mangá continua apresentando um bom desempenho, apesar dos editores estarem focando mais nos novatos.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Ryoko


MEIO DE TABELA:

11. Dagashi Kashi: Posição atipicamente baixa mas pouco significativa de Dagashi Kashi. Foi apenas uma posição abaixo da média. O mangá de comédia segue com apoio da revista e atrai muitos leitores mesmo quando não recebe tanto marketing. Provavelmente voltará a pegar uma posição no Top 10 na próxima edição.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

12. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Um dos mangás lançados esse ano que já garantiu sua estabilização (pelo menos por enquanto). Hiiragi-sama, aliás, está merecendo ganhar pelo menos uma página colorida. Há um tempo que não recebe uma. Em compensação já chegou a ganhar sua segunda capa na publicação de seu segundo capítulo. O fato curioso é que na primeira capa a protagonista está com o cabelo escuro, ou seja, ela é morena. Mas na segunda capa, com o ângulo invertido, o cabelo está branco (grisalha). Infelizmente nenhuma scan gringa traduz esse mangá então não dá pra explicar a relação específica dessas capas com a história (embora seja evidente que tem tudo a ver com o desenvolvimento de Hiiragi-sama).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

13. Tenshi to Akuto!!: Mais uma posição "aleatória" de Tenshi no Akuto!!, que segue estável e em situação segura. Aliás... não se descarta as chances do mangá ser um dos próximos a ganhar anime, embora Tokiwa Kitareri!! tenha mais chances por enquanto.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

14. Keijo!!!!!!!!: O anime estreou e parece que ao menos no Ocidente ele conseguiu gerar burburinho. Resta esperar pra ver se no Japão o resultado será de mesmo nível ou ao menos suficiente pra que o anime tenha contribuído bastante. Para todos os efeitos valeu a tentativa de dar mais destaque à obra.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

15. Hatsukoi Zombie: Zombie, embora costume aparecer com frequência em posições medianas, está estabilizado (ao menos por enquanto) e sua história segue em desenvolvimento. Inclusive, na próxima edição, Zombie vai ganhar uma página colorida.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Ryoko
#HajaPáginaColorida


BOTTOM:

16. Saike Mata Shite mo: Saike segue em uma boa sequência de capítulos publicados e tem boas chances de se tornar o segundo mangá do autor Tsubasa Fukuchi a ter mais de 100 capítulos publicados. Com cinco obras no currículo - incluindo Saike - apenas The Law of Ueki passou essa marca, embora Fukuchi não chegue a ter fracassos no currículo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

17. Oni wo Tadorite Ikuseisou: A vida de Oni wo Tadorite não está fácil. E agora que um mangá publicado há mais tempo vai ser cancelado (vocês já devem saber qual é...) ele se torna o alvo "favorito" dos editores para o cancelamento.
SITUAÇÃO: Correndo Risco de Cancelamento. 

18. Denpa Kyoushi: O mangá do professor otaku ruivo pelo visto já não tem mais aquele apoio todo dos editores da época que era um mangá que poderia expandir suas vendas após um anime. As vendas não se expandiram muito (aliás se expandiram pouquíssimo) mas o anime deu uma boa audiência. Apesar de estar sendo deixado pra escanteio pelos editores Denpa deve se manter até um final planejado pelo autor. Inclusive, dá até pra desconfiar que após os fins de Magi e Hayate no Gotoku! o próximo mangá estável a ser finalizado seja Denpa (mas isso provavelmente iria demorar um tempão ainda).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

19. Zettai Karen Children: Uma das obras publicadas há mais tempo na revista, Zettai não tem mais tanto fôlego pra ganhar o destaque de antes... mas tem as vendas estáveis. Em uma semana consegue vender pouco menos que 30 mil cópias, valor ainda superior ao do novato promissor Amano Megumi wa Suki Darake!. Zettai dificilmente vai durar por um tempo muito longo na revista (em três anos já estará encerrado, provavelmente). Mas os editores ainda continuam a apoiar a obra (e com razão, pois ela continua relevante).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode estar indo rumo à reta final).

20. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Hello, darkness, my old friend... Pobre Nanoha. Começou bem-recebido e parecia estar estável até alguns meses atrás. Mas acabou não sendo o suficiente pra se manter e quando os editores precisavam cancelar uma obra Nanoha foi o escolhido e seu último capítulo será publicado na próxima edição. O autor Wakaki Tamiki (o mesmo de The World God Only Knows) é experiente e já tem bagagem. É bem provável que mais pra frente ele tente lançar uma obra nova na Weekly Shonen Sunday. Que ele tenha melhor sorte na próxima vez!
SITUAÇÃO: Cancelado. 

Página Colorida: Joujuu Senjin!! Mushibugyo

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #47 da Weekly Shonen Sunday.
Mas antes de encerrar a matéria um desabafo imporante...

Queria salientar que estou tendo problemas com tempo hábil. Ainda dá pra divulgar as análises das edições da Weekly Shonen Magazine e da Weekly Shonen Sunday mas elas vão sair com atraso por tempo ainda não determinado. Em visão do que tem acontecido nas últimas semanas dá pra notar que as da Sunday saem entre sexta e sábado e as da Magazine na segunda. Espero que consigam compreender. Não estou desistindo das análises mas não será fácil publicá-las no ritmo de antes.

Também deixo minha solidariedade e um abraço ao colega gente boa Leonardo Nicolin, do Analyse It (blog cujo conteúdo e cujos frequentadores me influenciaram bastante pra analisar as edições semanalmente), que na semana passada, por contratempos pessoais (na definição do substituto William Halter Batista, outro gente fina) não conseguiu analisar a edição em tempo hábil mas mesmo assim fez o melhor para que a análise da semana saísse.

Bem, pessoal, é isso.
Até a próxima!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...