sábado, 5 de novembro de 2016

TOC #49 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Sayaka Yamamoto

Olá, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago a vocês a análise da edição #49 da Shonen Sunday.


Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

O índice pode ser visto logo abaixo.


TOC #49 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Sayaka Yamamoto (Capa)
01. Major 2nd
02. Amano Megumi wa Suki Darake!
Dameterasu-sama。(2º Capítulo, 24 pg.)
03. Souboutei Kowasubeshi
04. Kyoukai no Rinne
Ryoko (3º Capítulo, 36 pg.)
05. Komi-san wa、Komyushou Desu。
06. Maou-jou de Oyasumi
07. Keijo!!!!!!!!
08. Magi
09. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
10. Be Blues!
11. Dagashi Kashi
12. Tenshi to Akuto!!
13. Tokiwa Kitareri!!
14. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
15. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
16. Hatsukoi Zombie
17. Saike Mata Shite mo
18. Oni wo Tadorite Ikuseisou
19. Denpa Kyoushi
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTES: Detective Conan, Hayate no Gotoku! (retorna na TOC #51) e Zettai Karen Children
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji


PRÉVIA DA TOC #50 DA WEEKLY SHONEN JUMP (2016):
- CAPA, PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Souboutei Kowasubeshi
- PÁGINAS COLORIDAS: Be Blues!, Dameterasu-sama。
- AUSENTES: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji


Índice da Revista

A capa da edição foi estampada pela idol Sayaka Yamamoto, do grupo NMB48 e que já integrou o grupo AKB48. Curiosamente (ou não) ela está estampando a capa da edição #49 da concorrente Weekly Shonen Magazine também. Isso é que é destaque...

E se Sayaka Yamamoto teve destaque, por outro nenhum mangá ganhou página colorida nessa edição.


MANGÁS NÃO-RANQUEADOS/AUSENTES:

Dameterasu-sama。: Dameterasu-sama ainda está em seu segundo capítulo e buscando atrair leitores para se estabilizar. Embora Ryoko pareça ter gerado uma movimentação maior em fóruns, isso não impede que Dameterasu-sama possa tentar alcançar o sucesso.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Ryoko: Ryoko parece que movimentou os fóruns de comentários japoneses, que parece ter interessado a alguns leitores. No entanto é cedo pra dizer se o mangá fará sucesso ou não, já que a obra depende de seu desenvolvimento.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Detective Conan: E mais uma vez o grande pilar fica de fora pra uma pausa do autor, que já publica o mangá há 22 anos.
SITUAÇÃO: Intocável.

Hayate no Gotoku!: A pausa de Hayate deve terminar em duas edições quando a obra adentra em seu arco final. Hayate apresenta vendas satisfatórias, o que significa que seu fim será uma perda que, embora não seja enorme como será ao fim de Magi, também será um lamento.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (entrará em seu arco final e pode ser finalizado em 2017).

Zettai Karen Children: Zettai está ausente mais uma vez. O autor provavelmente deve estar planejando o final do mangá pra mais pra frente, já que Zettai perdeu o fôlego de outrora. Felizmente ele terá tempo o bastante pra planejar esse final.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser finalizado em 2017).

Arata Kangatari: O hiato... ele não tem limites.
SITUAÇÃO: Seguro (no dia que sair algum capítulo).

Gin no Saji: Enquanto Arslan Senki vai ser a capa da última edição da revista mensal Bessatsu Shonen Magazine, Gin no Saji (que é da mesma autora) segue no hiato. Bem, daqui a alguns meses deve sair mais capítulos (três, no mínimo) de Gin no Saji, antes do próximo hiato.
SITUAÇÃO: Seguríssimo (quando saírem capítulos).



TOP 10:

01. Major 2nd: A continuação de Major continua sendo o novato mais rentável da revista dos últimos tempos. Nem há muito o que abordar sobre Major 2nd, pois ainda vai levar um bom tempo para que a obra possa se expandir ainda mais comercialmente através de um anime (isso se ganhar mesmo... mas pelas vendas de volumes dificilmente não ganha).
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

02. Amano Megumi wa Suki Darake!: Enquanto Komi-san e Maou-jou disputam um lugar ao sol, outro gag mangá já tem a cadeira de praia e a água de côco. Sim, Amano Megumi vai bem e tem seu espaço garantido, ainda que, claro, tenha outras obras com melhor desempenho. Mas o fato é que Amano está satisfazendo os editores e leitores. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

03. Souboutei Kowasubeshi: Souboutei segue indo de vento em popa na revista, com vendas médias fixadas em 100 mil cópias por volume. A obra, na tentativa de dar um aumento ou um destaque maior, receberá uma capa e a página colorida principal da próxima edição. O fato é que Souboutei é um sucesso e pode contribuir bastante pra Shonen Sunday no futuro.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

04. Kyoukai no Rinne: Rinne continua sendo um mangá em situação bem favorável na revista, visto que sua exploração comercial funcionou para render um anime com duas temporadas de boa audiência (e ainda vai pintar uma terceira).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

05. Komi-san wa、Komyushou Desu。: Por enquanto esse gag mangá é o que aparenta ter o melhor desempenho de sua leva. É preciso, no entanto, esperar por mais tempo para ver se o desempenho da obra será satisfatório o bastante para se manter.
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

06. Maou-jou de Oyasumi: Maou-jou por enquanto não tem apresentado resultado nas vendas mais notórios que Komi-san, mas mantém uma chance considerável de estabilizar por ora. Porém, caso as vendas não comecem a melhorar, Maou-jou pode entrar em uma situação de perigo.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

07. Keijo!!!!!!!!: Tecnicamente o anime de Keijo!!!!!!!!! não parece estar ajudando muito no aumento nas vendas dos volumes, embora até pareça estar causando um aumento relativo na venda de produtos comerciais. Bem, o importante com relação ao mangá é que sua estabilidade segue garantida.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

08. Magi: Magi com certeza será finalizado em 2017, provavelmente antes de julho. Com relação à perda de um dos mangás mais rentáveis da revista, parece que a Weekly Shonen Sunday, felizmente, não estará de mãos (tão) atadas, o que só é possível devido ao boost dos volumes de Dagashi Kashi e o êxito de vendas da maioria dos novatos (principalmente com relação a Major 2nd e Souboutei Kowasubeshi), que conseguiram melhor empenho que os mangás cancelados entre 2014 e 2015. Ainda assim a Sunday precisará se mexer para achar um mangá com rendimento à altura.
SITUAÇÃO: Muito Seguro (perto de seu final).

09. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: Aozakura por enquanto vai sendo mantido pelos editores mas ver Komi-san wa、Komyushou Desu。no Ranking Oricon há algumas semanas e Aozakura não de certa forma não pareceu um bom sinal. Como podemos dizer, é bem provável que os editores tenham colocado mais fé em Aozakura, assim como os editores tinham colocado mais fé em Akatsuki no Tyrant do que em Hatsukoi Zombie. Só que Akatsuki já foi cancelado e Zombie ainda está na revista. Será que Aozakura também verá um concorrente da mesma leva dar certo em seu lugar? Só o tempo dirá.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

10. Be Blues!: O mangá de futebol segue na mesma, com um rendimento acima da média da maioria dos mangás da revista (ou seja, Be Blues! supera a média de 100 mil cópias vendidas por volume). A obra tem potencial comercial, agora se a Shonen Sunday vai aproveitá-lo de melhor forma ou se o autor permitirá essa exploração são outros quinhentos. Lembrete: Be Blues! vai ganhar página colorida na próxima edição.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.



MEIO DE TABELA:

11. Dagashi Kashi: Posição atipicamente baixa de Dagashi Kashi na ordem de leitura mas que em nada pesa na situação da obra. O mangá já vendeu em seu novo volume cerca de 150 mil cópias, isso no período de duas semanas (na primeira semana vendeu 110 mil volumes). Houve uma diminuição de uma semana pra outra mas isso já parecia "planejado".
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

12. Tenshi to Akuto!!: Continua a variação de posições de Tenshi no Akuto!!, que prossegue com um rendimento razoável e um bom apoio editorial. O fato é que o mangá por ora tem sua estabilidade garantida.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

13. Tokiwa Kitareri!!: Tokiwa segue alçado ao meio de tabela, recebendo pouco destaque dos editores... menos pelo potencial e mais pelo foco maciço nos novatos que estão chegando nos últimos tempos. É bem provável que Tokiwa volte a ganhar destaque em um possível anúncio de anime mais pra frente (embora só o tempo dirá se a obra receberá mesmo uma adaptação).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

14. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Hiiragi-sama segue com um desempenho satisfatório nas vendas de volumes (ainda que demore um tempo relativo pra ultrapassar a marca de 50 mil cópias vendidas por cada volume). A obra curiosamente teve seu destaque relativamente reduzido (embora isso não afete sua estabilidade). Lembrete: Hiiragi-sama ficará ausente na próxima edição.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.



BOTTOM:

15. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mushibugyo é um dos mangás que tem boas chances de acabar em 2017 por falta de espaço no plantel. O mangá tem apoio dos editores mas dificilmente conseguirá se estender por muito mais tempo. Felizmente o autor deve ter o tempo necessário para entregar um final bem-planejado (ao menos na visão dele).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser finalizado em 2017).

16. Hatsukoi Zombie: Após ter ganho página colorida na edição passada Zombie dá as caras no bottom nessa edição. Mas não há motivos pra preocupação, afinal a obra recebe destaque dos editores sempre que possível. Na próxima edição é bem provável que o mangá apareça em uma posição mais alta na ordem de leitura.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

17. Saike Mata Shite mo: Parece que o mangá de Tsubasa Fukuchi continua estável mas talvez não demore muito pra que ele seja pausado novamente pra só retornar mais pra frente. Vale ressaltar que Saike segue estável na revista e deve ser mantido por um bom tempo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

18. Oni wo Tadorite Ikuseisou: É tensa a situação de Oni wo Tadorite, que deve ser o próximo ou pelo menos um dos próximos mangás da Sunday a ser cancelado. A obra não caiu nas graças do público e deve ser cancelada em não muito tempo.
SITUAÇÃO: Em Risco de Cancelamento.

19. Denpa Kyoushi: E mais uma vez Denpa aparece numa posição muito baixa na ordem de leitura, embora a obra continue com um rendimento estável para os padrões da Weekly Shonen Sunday. Mas é bem possível que Denpa, publicado desde 2011, esteja se aproximando de seu fim e termine em 2017. Claro que o fim do mangá provavelmente não será antes do fim de Magi, este já confirmado. Mas o mais provável é que Denpa não permaneça por muito tempo. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser finalizado em 2017).


Bem, assim termina a análise da edição #49 da Weekly Shonen Sunday. Abaixo as fotos da Sayaka Yamamoto pra essa edição.






Agora sim...
Até a próxima!





0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...