sábado, 19 de novembro de 2016

TOC #51 da Weekly Shonen Magazine (2016)

Capa Física e Digital: Domestic na Kanojo

Olá para vocês, caros leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago a vocês a análise da edição #51 da Weekly Shonen Magazine.


Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

A ordem de leitura da revista pode ser vista logo abaixo.


TOC #51 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
Fuuka (Página Colorida Principal, 22 pg., capítulo 132)
01. Acma:Game (capítulo 181)
02. Enen no Shouboutai (capítulo 56)
Fumetsu no Anata e (46 pg., Pré-Rank, capítulo 02)
03. Area no Kishi (capítulo 481)
04. Vector Ball (capítulo 28)
05. Ahiru no Sora (capítulo 479)
Domestic na Kanojo (Capa Física, Capa Digital, Página Colorida, 33 pg., capítulo 119)
06. Seitokai Yakuindomo (capítulo 400)
07. Koisuru Suizoku-man (capítulo 19)
Senryuu Shoujo (Pré-Rank, capítulo 06)
Hoshino、Me o Tsubutte。(Página Colorida, 24 pg., capítulo 32)
08. Baby Steps (capítulo 483)
09. Yamada-kun to 7-nin no Majo (capítulo 231)
10. Daiya no Ace - Act II (capítulo 58)
11. Nanatsu no Taizai (capítulo 198)
12. Hajime no Ippo (capítulo 1162)
13. Fairy Tail (capítulo 510)
14. Real Account (capítulo 93)
15. Days (capítulo 176)
16. Kamisama no Iuutori Ni (capítulo 181)
17. Dr. Prisoner (capítulo 24)
18. Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~ (capítulo 15)
19. Fullback (capítulo 10)
- AUSENTE: Tsurezure Children (?)
- EM HIATO: Kindaichi Shounen no Jikenbo R, Sagashite Choudai MY Shoten (pausado no capítulo 07) e Rupodama! (pausado no capítulo 62)


TOC #52 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
- CAPA FÍSICA: Rena Takeda
- CAPA DIGITAL, PÁGINAS COLORIDAS PRINCIPAIS: Nanatsu no Taizai
- PÁGINA COLORIDA: Doctor Strange - Episode 0 (One-shot de Haruichi)
- CAPÍTULO DUPLO: Senryuu Shoujo
- PÁGINAS EXTRAS: Fumetsu no Anata e (34 pg.)
EM HIATO: Kindaichi Shounen no Jikenbo R, Sagashite Choudai MY Shoten (pausado no capítulo 07) e Rupodama! (pausado no capítulo 62)

Índice da Edição


NÃO-RANQUEADOS:

Fuuka: Como eu bem havia falado na edição passada era bem provável que novidades do anime de Fuuka saíssem essa semana. Dito e feito: o estúdio escolhio é a Diomedia. Não chega a ser um estúdio de nome impactante no mercado mas visualmente suas obras são satisfatórias. Aliás, um dos sucessos recentes do estúdio é Handa-kun, que teve um aumento considerável nas vendas de volumes. Para mais informações sobre o anime de Fuuka clique aqui.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Fumetsu no Anata e: O segundo capítulo de Fumetsu no Anata e também possui uma quantidade grande de páginas. Os editores estão botando muita fé na obra e torcendo pra que ela seja um grande sucesso. De fato o potencial apresentado pelo mangá, ao menos em seu primeiro capítulo, é muito bom.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Domestic na Kanojo: Um caso curioso e raro aconteceu com DomeKano nessa edição: a obra ganhou a capa física e a digital, mas ganhou apenas uma página colorida menos badalada e ficou no meio da tabela na ordem de leitura. Esse tipo de organização na ordem de leitura é comum na Bessatsu Shonen Magazine (em que muitas vezes mangás como Shingeki no Kyojin e Arslan Senki ganham a capa e ficam no meio da ordem de leitura). Já na Shonen Magazine isso raramente acontece (essa edição foi uma dessas raridades). O importante é frisar que Domestic na Kanojo ainda está seguro e com um bom apoio editorial.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Senryuu Shoujo: Senryuu Shoujo ainda não está sendo ranqueado mas isso deve acontecer em breve. Esse gag mangá ainda luta pra conseguir a atenção dos leitores. É ver no que dá, pois infelizmente não tenho como informar isso agora.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Hoshino、Me o Tsubutte。: Pra um novato que precisa vender melhor nos próximos volumes Hoshino até que está resistindo bastante. Pode até acontecer do mangá, caso não consiga ser mantido na revista, seja transferido pra uma revista mais notória que o aplicativo Magazine Pocket. Pelo menos a meu ver não seria uma má ideia transferir o mangá para a Bessatsu caso as vendas não melhorassem (visto que a recepção de Hoshino não foi ruim).
SITUAÇÃO: Estável (provisoriamente).


AUSENTES:

Tsurezure Children: O gag mangá Tsurezure Children esteve ausente nessa edição mas já deve estar de volta na próxima edição. Quanto ao mangá, suas vendas seguem bem satisfatórias e garantem sua permanência.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Kindaichi Shounen no Jikenbo R: É, pessoal, está demorando um bom tempo para vermos Kindaichi fora do hiato. E se bobear ainda deve demorar um pouco mais, mas quando voltar é bem provável que chegue com um arco impactante ou no mínimo bom o bastante pra justificar a espera.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Rupodama!: Gag mangá que era publicado regularmente mas entrou em hiato/pausa longa há um bom tempo atrás.
SITUAÇÃO: Estável (quando saírem capítulos).

Sagashite Choudai MY Shoten: Gag mangá lançado mensalmente que ficava uma vez por mês no lugar de Rupodama!... mas também não tem mais capítulos lançados. O motivo ainda não foi esclarecido.
SITUAÇÃO: Estável (quando saírem capítulos).


TOP 10:

01. Acma:Game: Em abril de 2017, como já abordado anteriormente, Acma:Game chegará a quatro anos de publicação. Interessante como em quatro anos, mesmo com vendas razoáveis, a situação de Acma:Game conseguiu se manter estável... Uma causa provável, além, é claro, da boa recepção do mangá, mesmo com uma relativamente boa demanda de novatos que se estabilizaram após o lançamento de Acma:Game, com atenção para Fuuka, Real Account, Tsurezure Children, UQ Holder! (que já foi transferido), Koe no Katachi (um fenômeno de poucos capítulos), Daiya no Ace - Act II e Enen no Shouboutai.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

02. Enen no Shouboutai: Enen ganhou página colorida e de quebra recebeu uma posição alta na ordem de leitura. Não que Enen não seja um novato promissor mas é interessante notar que a presença do mangá nas primeiras posições na ordem de leitura não chega a ser tão comum assim. Mas o importante é que o mangá atualmente está numa situação mais que tranquila.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

03. Area no Kishi: O mangá de futebol já completou dez anos em agosto desse ano e faltam apenas dezenove capítulos para chegar a marca de 500 capítulos. Aliás, Area e Baby Steps são os dois mangás mais próximos de chegar a marca de 500 capítulos publicados, já superada por Fairy Tail. Quanto a Area no Kishi em si, este permanece tranquilamente na revista com vendas em média de 120 mil cópias por volume.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

04. Vector Ball: Vector Ball por ora permanece como um dos mangás estáveis com rendimento mais baixo, embora, diferente de Acma:Game, Vector esteja apenas começando sua trajetória na revista e tenha chances de ver suas vendas aumentarem aos poucos.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

05. Ahiru no Sora: Não falta muito para o veterano mangá de basquete chegar à marca de 500 capítulos publicados. E mesmo com tanto tempo de publicação Ahiru ainda se mostra um mangá firme e forme na Shonen Magazine.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

06. Seitokai Yakuindomo: Nessa edição Seitokai chegou a uma marca importantíssima: 400 capítulos publicados. A obra, embora não receba mais tanto destaque quanto antes, mantem uma popularidade considerável para seu tempo de publicação (completa dez anos em maio de 2017).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

07. Koisuru Suizoku-man: Até conferir os resultados das vendas do primeiro volume, não diria que Koisuru está realmente ameaçado. Afinal, pode ser que mesmo sem muito marketing o mangá consiga se sair bem. Vamos esperar mais um pouco.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

08. Baby Steps: O mangá de tênis irá completar dez anos de publicação em outubro de 2007 (ou seja, ainda faltam uns onze meses). É interessante como o plantel da Shonen Magazine está cheio de mangás que são publicados há muito tempo na revista ou mesmo de continuações de mangás publicados há muito tempo no caso de Daiya no Ace - Act II e Kindaichi Shounen no Jikenbo R.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

09. Yamada-kun to 7-nin no Majo: Yamada-kun por enquanto não vê sua situação se complicar. Isto é, apesar do mangá não ter expandido sua popularidade como os editores esperavam nos últimos tempos, o rendimento é satisfatório. Porém, o espaço já não é tão grande e a autora, na visão de muitos leitores, vai empurrando o desenvolvimento da obra com a barriga (força de expressão). Essa mesma crítica já foi feita com o mangá anterior da autora, Yankee-kun to Megane-chan. Mesmo assim não será problema para a autora desenvolver o mangá livremente e encerrar a obra apenas quando acreditar ser o melhor momento para isso.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

10. Daiya no Ace - Act II: Daiya no Ace - Act II como sempre seguro na revista e sem risco algum de cancelamento (já que é uma das obras mais rentáveis da Weekly Shonen Magazine). Essa situação deve permanecer por muito tempo ainda.
SITUAÇÃO: Intocável.


MEIO DE TABELA:

11. Nanatsu no Taizai: Depois de uma pausa na edição passada Nanatsu no Taizai volta a ser publicado normalmente. A obra chegará aos 200 capítulos em breve, mas, curiosamente, vai ganhar a capa digital e as páginas coloridas principais na próxima edição (a edição #52) quando será publicado seu 199º capítulo (aparentemente não será uma edição com dois capítulos publicados).
SITUAÇÃO: Intocável.

12. Hajime no Ippo: Ippo também esteve ausente na edição passada e voltou a ser publicado essa semana. O mangá de boxe continua muito bem na revista. Bem, isso não é nenhuma novidade, não é mesmo?
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

13. Fairy Tail: Mais uma daquelas edições que Fairy Tail fica abaixo de Daiya e Nanatsu na ordem de leitura. E dessa vez não foram Daiya e Nanatsu que ficaram mais acima, foi Fairy Tail que ficou bem mais abaixo (não é tão comum assim ver o mangá de Hiro Mashima fora do Top 10 dos mangás ranqueados).
SITUAÇÃO: Intocável.

14. Real Account: Embora os editores esperassem que Real Account tivesse um desempenho melhor após vir transferido da Bessatsu Shonen Magazine, consegue ter um bom rendimento na revista e tem boas chances de se expandir comercialmente mais pra frente.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.



BOTTOM:


15. Days: O mangá de futebol continua com sua popularidade em alta, conseguindo agora chegar perto da marca de 200 mil cópias no lançamento do volume mais recente (ainda que levando o tempo de um mês de lançamento). 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

16. Kamisama no Iuutori Ni: Foi anunciado que na próxima edição (ou seja, na edição #52) seria feito um anúncio importante relacionado a Kamisama no Iutoori Ni. Ainda não saiu nenhuma pista do que pode vir a ser, mas são boas as chances de ser uma adaptação da obra, que é continuação de Kamisama no Iutoori Ni (que por sua vez já recebeu um filme live-action). O caso é que, se for alguma adaptação (seja pra anime, filme live-action ou drama televisivo) significa que os editores estão enfim explorando o potencial comercial de Iutoori Ni.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

17. Dr. Prisoner: Dr. Prisoner por ora até tem pequenas chances de se manter na revista, mas se as vendas não melhorarem a obra pode acabar sendo cancelada em breve. É, 2016 não foi um ano fácil para a Shonen Magazine achar um novato rentável.
SITUAÇÃO: Correndo Risco Razoável de Cancelamento.

18. Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~: A obra parece que não vai conseguindo posições consideradas normais para um mangá que está se estabilizando. Mesmo a ordem de leitura da Magazine sendo muito imprevisível não é tão difícil assim avaliar se um novato pode estar em risco. Bem, enganos podem acontecer (vosso autor já errou ano passado com Hatsukoi Zombie, por exemplo) mas o fato é que Mononote pode não estar numa situação confortável.
SITUAÇÃO: Correndo Risco Rade Cancelamento.

19. Fullback: Segunda vez seguida que esse novato de rúgbi está fechando a revista. Isso não é um sinal nada bom para a obra (que aliás acaba de chegar ao décimo capítulo). Pode inclusive significar que o mangá será cancelado em um período curto de tempo.
SITUAÇÃO: Correndo Risco de Cancelamento.


Bem, pessoal, e assim termina a análise da edição #51 da Weekly Shonen Magazine. Fiquem com fotos da cantora Ai Okawa, que não foi capa dessa edição mas posou pra algumas fotos.




Agora sim...
Até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...