sexta-feira, 25 de novembro de 2016

TOC #52 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari

Olá para vocês, caros leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago a vocês a análise da edição #52 da Weekly Shonen Sunday.

Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Bem, o índice da revista pode ser visto logo abaixo.


TOC #52 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Capa, Páginas Coloridas Principais, capítulo 26)
Dameterasu-sama。(Pré-Rank, capítulo 05)
01. Major 2nd (capítulo 76)
02. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 52)
03. Souboutei Kowasubeshi (capítulo 32)
04. Dagashi Kashi (capítulo 121)
Ryoko (Página Colorida, capítulo 06)
05. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 29)
Hayate no Gotoku! (Página Colorida, capítulo 550)
06. Magi - The Labyrinth of Magic (capítulo 329)
07. Komi-san wa、Komyushou Desu。(capítulo 48)
08. Be Blues! - Ao ni Nare (capítulo 269)
09. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。(capítulo 38)
Birdmen (Mangá Mensal, 42 pg., capítulo 45)
10. Hatsukoi Zombie (capítulo 55)
11. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 95)
12. Tenshi to Akuto!! (capítulo 94)
13. Kyoukai no Rinne (capítulo 352)
14. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 277)
15. Saike Mata Shite mo (capítulo 64)
16. Denpa Kyoushi (capítulo 231)
17. Zettai Karen Children (capítulo 462)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado, capítulo 31)
- AUSENTES: Detective Conan (pausado no capítulo 979), Keijo!!!!!!!! (pausado no capítulo 158), Oni wo Tadorite Ikuseisou (pausado no capítulo 24)
- EM HIATO: Ad Astra Per Aspera (pausado no capítulo 07), Gin no Saji (pausado no capítulo 119) e Arata Kangatari (pausado no capítulo 231)

TOC #01 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2017):
- CAPA: Detective Conan (capítulo 980)
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Hatsukoi Zombie (capítulo 56)
- AUSENTE: Zettai Karen Children (pausado no capítulo 462)
- EM HIATO: Ad Astra Per Aspera (pausado no capítulo 07), Gin no Saji (pausado no capítulo 119) e Arata Kangatari (pausado no capítulo 231)

Índice da edição #52 da Weekly Shonen Sunday (2016)


NÃO-RANQUEADOS:

Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: Parece que os editores ainda vão tentar apoiar Aozakura até onde for possível, inclusive essa já é a segunda vez que o mangá ganha a capa e a quarta que ganha as páginas coloridas principais. A obra foi bem-recebida pelo público mas as vendas ainda estão precisando se expandir.
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

Dameterasu-sama。: Dameterasu-sama segue em busca de estabilidade e sucesso, assim como Ryoko, seu companheiro de leva. Com um autor experiente por trás, Dameterasu-sama originalmente foi um one-shot publicado no início do ano editorial de 2016 que acabou aprovado e virou um mangá do plantel. É ver a aposta valeu a pena.
SITUAÇÃO: Em Busca de Estabilização.

Ryoko: Parece que os editores estão apostando muito que Ryoko vai ser um sucesso. O mangá ganhou duas páginas coloridas nessa edição. A recepção da obra, ao menos inicialmente, parece ter sido animadora. Fica a torcida para que o mangá se mostre forte nas vendas de volumes.
SITUAÇÃO: Em Busca de Estabilização.

Hayate no Gotoku!: Enfim Hayate no Gotoku! volta de uma pausa longuinha para enfim adentrar em seu arco final. Não se sabe por quanto tempo se estenderá esse arco final, mas as chances da obra terminar ainda em 2017 são bem altas. Mesmo não sendo mais tão chamativo quanto antes, Hayate ainda vende bem e seu fim será outra perda relevante no plantel.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (deve ser encerrado em 2017).

Birdmen: Birdmen é um mangá publicado mensalmente (sem pausas, aliás) e que continua satisfazendo editores e leitores da Weekly Shonen Sunday. O autor é Yellow Tanabe, o mesmo de Kekkaishi.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Sunday Hikagaku Kenkyujo: Gag mangá que tem fechado a revista constantemente desde que estreou, na edição #19. Por enquanto não parece que o mangá será cancelado, embora não seja certeza que o mangá durará por muito tempo.
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

Página Colorida Principal: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari

AUSENTES:

Detective Conan: O autor de Conan precisou não lançar capítulo nessa edição pra se dedicar à capa da primeira edição de 2017, que será lançada em breve. Aliás, interessante como mesmo com algumas pausas o autor faz o possível para que Conan siga com capítulos publicados.
SITUAÇÃO: Intocável.

Keijo!!!!!!!: Uma rara pausa de Keijo!!!!!!!!, que deve voltar na próxima edição. O anime não trouxe o efeito de aumento de vendas e popularidade que se esperava, mas o mangá ainda continua demonstrando uma estabilidade razoável para que o autor mantenha o mangá até quando for preciso finalizar.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Oni wo Tadorite Ikuseisou: Não é a primeira vez que Oni wo Tadorite Ikuseisou recebe uma pausa. Aliás, não deve demorar muito para que o mangá seja encerrado de vez, visto que não conseguiu fazer sucesso entre os leitores.
SITUAÇÃO: À beira do cancelamento.

Ad Astra Per Aspera: A primeira parte da obra (do mesmo autor de Hayate no Gotoku! e publicada mensalmente) foi encerrada na edição #24 e por ora não há nenhum retorno previsto. Provavelmente o autor voltará com Ad Astra após o fim de Hayate no Gotoku! (embora isso não seja uma certeza absoluta).
SITUAÇÃO: Seguro (quando voltar a saírem capítulos).

Arata Kangatari: Arata, mesmo em hiato longo, ainda apresenta vendas positivas em seus volumes. Mas infelizmente vai ser quase impossível vermos a obra ser publicada com regularidade, pelo menos a curto prazo.
SITUAÇÃO: Seguro (se voltar a saírem capítulos).

Gin no Saji: Gin no Saji segue em hiato e sem previsão de retorno. Mas é bom que estejam preparados, pois quando o mangá voltar já estará muito perto do fim. Inclusive, é possível que mesmo que a autora finalize a obra ainda em 2017 caso retorne com uma boa quantidade de capítulos. Pra todos os efeitos Gin no Saji é uma obra muito rentável para a editora Shogakukan e seu fim será sentido tanto para a editora quanto para a revista.
SITUAÇÃO: Seguríssimo (quando voltarem a saírem capítulos - mangá perto do fim).

Página Colorida Principal: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari

TOP 10:

01. Major 2nd: O mangá de beisebol ainda é o novato mais forte da revista lançado nos últimos tempos. Em parte é bom para a Sunday ter uma obra com o rendimento de Major 2nd na line-up mas uma andorinha só não faz verão e mesmo a Sunday tendo achado vários novatos com rendimento satisfatório ainda é preciso achar mangás com rendimento altíssimo para que a crise gravíssima que vem sendo atravessada enfim possa ser estancada de vez.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

02. Amano Megumi wa Suki Darake!: Embora Komi-san e Maou-jou de Oyasumi tenham se mostrado aceitáveis o bastante pra brigarem por espaço na revista, o gag mangá que passou a ser lançado na Weekly Shonen Sunday que fez barulho mesmo foi Amano Megumi wa Suki Darake! (embora o mangá tenha sido lançado originalmente em 2015, na Shonen Sunday Super). Amano Megumi aos poucos não só vai conseguindo se aproximar da marca de 100 mil cópias vendidas em média por volume lançado como também mantém uma boa recepção dos leitores.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

03. Souboutei Kowasubeshi: Ausente na edição passada (TOC #51) após ter ganha a capa e as páginas coloridas principais da edição retrasada (TOC #50), Souboutei volta a ser publicado normalmente. Por ora Souboutei vai se mostrando o novato mais bem-sucedido de 2016 e com o fim do ano editorial nenhum outro novato que já teve lançado seu primeiro volume mostrou-se forte o bastante para lhe tirar essa vaga. Os únicos que terão essa chance são Ryoko e Dameterasu-sama, se conseguirem vender muito bem em seus primeiros volumes (o que, embora seja difícil, não é impossível, principalmente pra Ryoko).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

04. Dagashi Kashi: A última vez que Dagashi Kashi recebeu uma página colorida foi na edição #40 desse ano. Recebeu páginas coloridas em outras duas oportunidades, na TOC #08 (na época da exibição do anime, tendo ganho capa nessa mesma edição) e na TOC #29. A obra continua tendo um desempenho muito bom para os padrões da revista.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

05. Maou-jou de Oyasumi: Maou-jou não chega a ter um rendimento muito elevado e até corre risco de virar um dos alvos de cancelamento a longo prazo se suas vendas não se mostrarem satisfatórias. Mas a curto prazo o mangá vai conseguindo se manter.
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

Página Colorida: Ryoko

06. Magi - The Labyrinth of Magic: É, pessoal, o fim de Magi tá ficando a cada edição mais próximo. Mesmo com a queda de popularidade recente o mangá ainda tem vendas muito altas. Seu 31º volume foi lançado semana passada e conseguiu 152.460 cópias vendidas. De quebra, na mesma semana, ainda foi possível ver o spin-off Magi: Sinbad no Bokuen conseguir ter 73.256 cópias vendidas de seu 11º volume. Esse ano nenhum novato, nem mesmo Souboutei Kowasubeshi, conseguiu alcançar um rendimento como esse logo na primeira semana.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

07. Komi-san wa、Komyushou Desu。: Por ora acredita-se que, da leva de Komi-san, só Oni wo Tadorite vai ser um fracasso imediato, enquanto os demais tem potencial pra se estabilizar ou ao menos durar um tempo relativamente mais longo que Oni wo Tadorite na revista.
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

08. Be Blues! - Ao ni Nare: Faltam só dois meses para Be Blues!~Ao ni Nare completar seis anos de publicação. Trata-se de um dos poucos mangás da revista que conseguem vender mais de 100 mil cópias por volume e suas vendas ainda estão em alta. Fica a torcida para que os editores não percam a chance de aproveitar o potencial comercial da obra por meio de uma adaptação em anime enquanto dá tempo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

09. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Hiiragi-sama chega a 38 capítulos publicados no ano. Mesmo com o autor não tendo mais fôlego para aguentar um ano inteiro ou um longo período sem pausas o mangá consegue ser publicado com boa frequência... e trata-se de um dos sucessos mais evidentes que a Sunday encontrou esse ano por ora.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

10. Hatsukoi Zombie: Após uma breve passagem pelo bottom Zombie volta a figurar no lugar onde mais dá as caras: a parte do meio da ordem de leitura. O mangá está sofrendo um aumento muito pequeno nas vendas, mas continua com seu desenvolvimento naturalmente. Lembrete: o mangá ganhará uma página colorida na próxima edição, justamente a primeira do ano editorial de 2017. E olha que a última página colorida que Zombie ganhou foi só há um mês atrás (edição #48). 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Ryoko

MEIO DE TABELA:


11. Tokiwa Kitareri!!: Falta pouco para Tokiwa alcançar a marca de cem capítulos publicados. A obra foi a primeira lançada no ano editorial de 2015 (ou seja, começo de dezembro de 2014) e desde então tem conseguido se manter estável no plantel, com vendas maiores do que boa parte dos mangás da revista.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Tenshi to Akuto!!: Após ter ganho página colorida na edição passada como propaganda do 11º volume, Tenshi volta a ficar no meio da tabela. O mangá infelizmente não chega a vender horrores... mas felizmente suas vendas estão em um nível satisfatório para a situação atual da Weekly Shonen Sunday.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Hayate no Gotoku!

BOTTOM:

13. Kyoukai no Rinne: Apesar dessa posição baixa na ordem de leitura, Rinne, apesar do longo tempo de publicação, ainda mantém uma popularidade considerável, ao menos com relação à exibição de seu anime.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

14. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mushibugyo é uma de algumas das obras da Shonen Sunday que, com o passar do tempo, foram perdendo espaço e, ainda que possam ser encerradas naturalmente, talvez não permaneçam no plantel em menos de, no máximo, dois anos.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser encerrado em 2017).

15. Saike Mata Shite mo: Já são doze edições seguidas saindo capítulos de Saike sem que ocorra nenhum tipo de pausa (o mangá retornou na edição #41 de 2016). O mangá não chega a ser dos mais rentáveis, mas seus resultados apresentados são satisfatórios, principalmente com relação à opinião da crítica especializada.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

16. Denpa Kyoushi: Denpa do início do ano pra cá perdeu a atenção dos editores, que focaram mais em obras promissoras ou mais estáveis. O mangá já não provoca mais o agito de antes e provavelmente não se estenderá na revista por muito tempo. Felizmente não será um grande problema para o autor desenvolver um bom final para Denpa, já que ele ainda terá tempo suficiente para isso.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser encerrado em 2017).

17. Zettai Karen Children: Zettai fez uma pausa na edição anterior, voltou nessa edição e... vai fazer outra pausa na próxima edição. O autor de Zettai pelo visto não está conseguindo publicar a obra com tranquilidade como antes, visto que está fazendo mais pausas. Provavelmente a obra será finalizada em não muito tempo, visto o desgaste de Zettai e até pelo longo de tempo de publicação do autor.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser encerrado em 2017).


Bem, galera, assim termina a análise da edição #52 da Weekly Shonen Sunday, a última do ano editorial de 2016.
Até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...