quarta-feira, 26 de julho de 2017

Coluna Relâmpago #4 Analise: Arte



Dados:
Género: Drama, Histórico, Seinen
Autor: OOKUBO Kei
Artista: OOKUBO Kei
Tipo: Manga
Data de publicação: 25 de Outubro 2013
Capítulos totais: (Não faço ideia, mas se for mensal deve ter por volta de 45 capítulos atualmente)
Capítulos analisados: 10

Sinopse:
Florença, princípios de século XVI. O lugar de nascimento do renascentismo, o lugar onde a arte está a prosperar. Num pequeno canto desta grande cidade, a viagem de uma rapariga está preste a começar. Sonha em converter-se numa artista, uma carreira impossível para uma mulher de uma família nobre. Apesar disso, Arte persiste com o seu trabalho duro e a sua atitude positiva.

Analise:
A proposta do manga é bem interessante, seguir o dia a dia da rapariga chamada Arte que têm como sonho se tornar uma artista, como provavelmente maior parte deve saber, antigamente na altura do Renascimento as mulheres basicamente não podiam ter a vida que queriam, e se tentassem ter um tipo de vida que se catalogasse “só para homens” elas seriam denegridas, menosprezadas e impedidas de seguir esse caminho. Este manga é bem fiel há realidade quando se trata desse ponto (como era de se esperar de um Seinen, que têm como publico jovens adultos), apesar de que é mais ou menos amenizado para assim se ter um mais fácil progresso da historia, mas mesmo assim o caminho da Arte para se conseguir tornar numa autentica artista (que viva por conta própria) está longe de ser fácil, encontrando sempre o preconceito da época que só lhe tornam as coisas mais difíceis do que já são.


Em termos de personagens, temos como protagonista a Arte e o mestre dela, Leo. Mas quem têm o real protagonismo é a Arte, que a vemos crescer tanto a nível profissional como a nível psicológico isso tudo conforme ela vai conhecendo como o mundo, fora da mansão onde vivia, funciona. Para além deles os dois também vão aparecendo outros personagens, mas eles servem sobretudo para ajudar no crescimento da Arte (tanto como pessoa, como artista).



Eu pessoalmente gostei da proposta do manga e da forma de como a abordaram, ao darem foco sobretudo aos problemas que as mulheres enfrentavam naquele tempo se quisessem ter uma vida “fora do padrão”, e depois temos a Arte que têm que se desenvencilhar para conseguir ultrapassar em obstáculos.

Podem ler o manga nos seguintes links em espanhol e inglês, sim, como já devem ter reparado nenhuma scan traduziu o manga para português (que eu sabia) então má sorte para quem lê só em português.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...