segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O que são as Toc?

"O que é são as Toc?" essa deve ser a pergunta feita por aqueles que não manjam demais dos mangas, mais precisamente das revistas de mangas, vem os posts do Diego sobre as Toc da Sunday e da Magazine. Bom neste post eu irei tentar explicar da melhor forma possível tudo sobre as Toc, para assim quem antes não manjava comece a manjar e assim comece a acompanhar as Toc semanalmente aqui no Blog :)

Nota: Este post está sujeito a alterações constantes

Modo Geral
A Toc mais precisamente Table of Contents (ou tabela de conteúdos) não é nada mais nada menos do que o Indice que todas as revistas de manga que há por ai têm (ou seja a localização dos capítulos de cada manga na edição da revista).

A Toc da Edição 02 da Shonen Jump 2016

Mas ai vocês se perguntam o que tem de importante nisso. O que tem de importante nas Toc ou mais precisamente na ordem dos capítulos de cada manga dentro da revista, é que isso representa a popularidade baseado na opinião dos leitores, os mais populares estarão sempre no começo e mais impopulares no fim. E é essa popularidade que vai ditar se o manga vive ou morre.

Dando um exemplo se eu compra-se um Shonen Jump.

  1. Compro a Jump
  2. Leio a Jump
  3. No final da Jump tem um questionário onde se podem preencher os 3 melhor capítulos dessa edição e outras coisas.

Com baseado nessas votações é que são formadas as Toc.

Um exemplo de questionário da Jump


Modo mais preciso e as diferentes revistas
Agora irei explicar o método mais precisos de como se analisar as Toc, nunca ouve um método totalmente correto para se analisar a Toc mas vou explicar o método que eu mais acho correto que aprendi num outro blog de confiança onde se analisam as Toc da Jump (este método é  um pouco diferente/mais preciso do método base que se usou durante alguns anos ).

Todas as revistas diferem um pouco umas das noutras na hora de analisar a Toc por isso irei explicar a mais importantes ( mais precisamente a de que se tem dados para analisar corretamente)


Shonen Jump
Durante muito tempo se pensava que a Toc era uma representação quase 100% fiel das votações dos leitores (e portanto só a partir de capitulo 8 é que contava as classificações de um manga novato na Toc, que era a altura que o departamento editorial teoricamente teria os dados das votações). 
Mas recentemente vem-se a confirmar que as coisas não são bem assim, as Toc não são baseadas unicamente nas votações. Na verdade suspeita-se que departamento editorial já tenha uma noção da popularidade dos novos mangas a partir de 5 capitulo.
Na altura de fazer a Toc os editores tem em consideração sim as votações mas também as vendas, mais precisamente o potencial de vendas dos mangas, e da forma de dar destaque a alguns mangas que precisem (anime em emissão, vendas do volume desses mangas, um capitulo que mereça destaque por exemplo o climax de algum arco).

Shonen Sunday
A Shonen Sunday é basicamente igual há Jump em todos os parâmetros só que o departamento editorial (pelo menos o antigo) era mais suave com os novos mangas e tendia a dar um pouco mais de destaque a todos os mangas do que na Jump. 

Shonen Magazine
O sistema da Toc é um pouco diferente do normal, ele baseia-se na mesma na opinião dos leitores (tendo também o questionário) só que os editores alteram bastante há sua vontade, deixando assim as Toc mais irregulares do que na Jump ou na Sunday para assim darem uma oportunidade a todos os mangas da revista. Durante muito tempo acreditou que as Toc da Magazine eram totalmente irregulares mas vêem se suspeitar que não é bem assim e parece que todos os mangas tem um certo padrão e é analisando mais ou menos esse padrão que se pode analisar de uma melhor forma as Toc da Magazine.

Jump SQ
A Jump SQ funciona da mesma forma que Shonen Jump a única diferença é que como é uma revista mensal os editores começam a classificar verdadeiramente os novos mangas a partir do 2º capitulo.


Exceções nas Toc
Há certos mangas nas revistas que não valem a pena considerar (mas podem fazer-lo) já que não importa o lugar em que estiverem na toc isso não irá influenciar o futuro desse respetivo manga.

  • Mangas com condições especiais (exemplos, Hunter x Hunter (Jump), Kochikame (Jump), Area D (Sunday))
  • Mangas gag curto, são mangas que geralmente fecham a revista de maneira proporcional então não vale a pena te-los em consideração (mangas há mangas gag curtos que não tem o objetivo de encerar a revista e esses sim têm que se considerar)
  • One-shot, especiais e mini-series são capítulos que entram em um única edição (one-shot, especiais) ou em muito poucos edições (mini-series) então também não se consideram.
  • Mangas novatos, os primeiros capítulos (revistas semanais 4 capítulos, mensais 1 capitulo) não se devem considerar de maneira alguma já que são posicionados na Toc tendo quase total influencia só do departamento editorial.
  • Mangas com publicações irregulares/mensais, em certas revistas semanais por vezes há mangas com uma periodicidade irregular/mensal e devido a essa irregularidade também por vezes se opta por não considerar ditos mangas (exemplos, Ad Astra Per Aspera, Imawa to Kuni no Alice, Birdmen (Todos da Sunday))

Geralmente não se consideram os mangas que tem paginas coloridas, apesar de não ser totalmente incorreto, os japoneses consideram as paginas coloridas por isso vai depender de cada um se considera ou não.

Conclusão
Depois de me ter alargado e alargado, quando vêem as Toc só tem que ter em atenção as posições dos mangas ao longo de varias semanas para ver se estão em risco ou não de ser cancelados, é para isso que se analisam as Toc. Bom se o sitio em vêem as Toc quem as postar der uma explicada da situação em cada edição então não se precisam de preocupar demais (O Diego dá uma boa explicação em todas as edições então pelo menos as Toc da Magazine e da Sunday vocês não tem que se preocupar) mas se não der é bom terem estas noções sobre as diferente Toc :)


Extra: Aqui no Blog analisamos as revista da linha Sunday e da Magazine (e se calhar mais no futuro quem sabe) mas não iremos analisar as da Jump (a revista mais famosa) isso porque eu e o Diego não achamos que vale a pena já que há um blog que acompanhamos que faz uma otimas analises (foi de lá que tiramos grande parte do nosso conhecimento sobre Toc's) das revistas da linha Jump (Shonen Jump, Jump SQ, Ultra Jump), vou deixar o link aqui para quem tiver interesse nas Toc da Jump.


E então o que acharam? Espero ter ajudado nem que seja um pouco aqueles que antes não percebiam nada sobre Toc's e se tiverem mais alguma duvida comentem que vou tentar ajudar da melhor forma :)


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...